quinta-feira, outubro 27, 2005

Tiro ao Alvo (4)


Que ganhe Cavaco Silva!
Sou radicalmente moderado, um pouco mais à direita do que à esquerda, entre a social-democracia e um liberalismo suave, mas não tenho grandes pretensões de definição ideológica. Como pano de fundo tenho um certo carinho pela monarquia, mas sem dar a este sentimento mais sustentação do que um pretensiosismo inócuo... Apoio Cavaco Silva. É necessário conter as esquerdas e todo o seu arsenal demagógico, refúgio para múltiplos interesses corporativos ameaçados. Não basta ganhar. É importante ganhar por goleada. Felizmente, há condições para isso, porque as classes médias, apesar de desorientadas e ameaçadas em extensos segmentos, tendem instintivamente para não dar confiança a opções facilitadoras do caos. Mais do que nunca, a imagem da esquerda, retalhada entre facciosismos partidários e narcisísticos, é a figuração do caos. Nisto, há como que uma espécie de parábola. A esquerda, construtora do regime em que vivemos, propõe-se enfrentar a crise que, em larga medida, é resultado das suas receitas, com intensificação radical da dose (mais do mesmo, ou seja, mais estado, ainda mais estado, sempre mais estado). Em alarde de cegueira facciosa, entretem-se em minudências de grau de doseamento, para se apresentar com 4 faces.
Não tenho ilusões quanto às possibilidades de Cavaco Silva como Presidente da República ter poderes e capacidades para operar milagres quanto à crise (a qual, desgraçadamente, tem certos contornos estruturais...), mas tem, pelo menos, virtudes preciosíssimas: prudência, sensatez, senso-comum. Talvez seja uma pequeno mas decisivo contributo para sermos poupados a desastres superlativos...

21 comentários:

Anónimo disse...

Cavaco Silva es el Hombre del Destino que la Providencia ha mandado a Portugal, tras el fallecimiento de Sa Carneiro. Es un hombre serio, sobrio...y amigo de España. Es un hombre cumplidor que no deja de ir a dar sus clases a primera hora en la Universidad Católica. En su etapa de primer ministro se aprobaron leyes justas, como la de expropiación forzosa de 1.991 y se construyó la IP 5. Esperemos que en "buon ton" reine en la campaña portuguesa y se huya de la refriega entre verduleras que son las campañas electorales en España.

Anónimo disse...

Es preocupante una cierta "italianización" del PS portugues: Mario, Coelhone....

Anónimo disse...

Me temo encerronas al Prof. Cavaco Silva en la TVI (véase el precedente de la entrevista de Constança Cunha e Sa, en la TVI de Prisa) en los debates electorales. El izquierdismo de la TVE española de Zapatero dio sus frutos en las entrevistas "agresivas" de Baltasar Magro al politico de centro derecha Mayor Oreja, y de Pepa Bueno (?) al politico de centro derecha Acebes Paniagua.

Anónimo disse...

Mandatario del profesor Cavaco: el gran poeta y ensayista Antonio Salvado.

Anónimo disse...

É com prazer que aqui vejo referido o nome de António Salvado, meu tio por "empréstimo", mas nem por isso menos estimado. A ligação a Espanha vem de longe, sendo privilegiados os contactos com Salamanca.
Por outro lado, é, de facto o mandatário de C. Silva, por Castelo Branco.
Quanto à entrevista à TVI, penso que a jornalista fez o seu papel, embora não seja um estilo que aprecio. Ao candidato cabe-lhe preparar-se para quaisquer embates. Lamento não alinhar na onda deste "post" e receio que a Providência se lembre, mais uma vez, de nos brindar com alguma surpresa. É que da última vez foi preciso ao escolhido cair da cadeira...

TC

Anónimo disse...

Mensaje para TC: estuve hablando con el dr. Salvado el viernes 25 de noviembre de 2.005 en la Casa de las Conchas, Salamanca. Tu tío es un gran tipo.

Anónimo disse...

Mensaje para TC: mira en el blog "Soy un perro callejero" el post de 25 de octubre del presente año, referente al Complexo de Aljubarrota y Antonio Sardinha. Se hace referencia a tu tío, el humanista y poeta portugues Antonio Forte Salvado.

Anónimo disse...

El Dr. Durao Barroso es un hombre de palabra : véase el Blog "Cruzes Canhoto" de 29 de junio de 2.004: "Durao diz que vai a Europa para Favorecer Portugal".

Anónimo disse...

La importancia de llamarse Antonio: Antonio Vieira, Antonio Sardinha, Antonio Ramalho Eanes, Antonio Salvado, Anibal Antonio Cavaco Silva....

Anónimo disse...

A Casa das Conchas (Salamanca) foi palco de um irmanamento ibérico (Urbi et orbi, Jornal on line).

Anónimo disse...

Grandes elogios al dr. Antonio Salvado en el Blog "Idanhense".

Anónimo disse...

Blog Idanhense, post de 12 de septiembre de 2.005 sobre Antonio Forte Salvado y su libro "Na eira da beira".

Anónimo disse...

Mario Soares me recuerda al cómico italiano Alberto Sordi....

Anónimo disse...

Incidente de Soares en Barcelos (¿autoprovocado?)

Anónimo disse...

La TVI de Prisa: remocion de la señora Manuela Mora Guedes.

Anónimo disse...

Constanca Cunha e Sa ha creado un blog....¿Arrepentida de su agresividad hacia el profesor Cavaco?

Anónimo disse...

Acertada a decisão de retirar M. Moura Guedes do Telejornal da TVI! Parece já um lugar-comum "bater" no casal Moniz-Moura Guedes, mas muito do que sobre eles se diz - estou convencida - é ditado pela inveja, esse "desporto nacional" ... É modalidade que não pratico. Reconheço que são bons profissionais, com provas dadas. M. Moura Guedes, no entanto, prestará melhor serviço (já o demonstrou noutras alturas) para lá das cameras. Num telejornal, o protagonismo é para as notícias. Com Moura Guedes é o folclore da roupa, dos comentários despropositados e muitas vezes insolentes, tudo sob a capa de um "jornalismo irreverente" e que, infelizmente, parece ter feito alguma escola. Mas também temos bons exemplos na arte de apresentar notícias, alguns deles não se ficam atrás dessa referência da televisão que é a TV inglesa, com quem Moura Guedes muito deveria aprender.


TC

Anónimo disse...

La presentadora por antonomasia: Fatima Campos Ferreira, la norteña de Valença do Minho, la cara de la noticia

Anónimo disse...

¡Albricias! El Profesor Cavaco Silva es Presidente de la Republica Portuguesa

Anónimo disse...

Na noite das eleições,esteve bem a dupla Moura Guedes-José Carlos Castro. Ela, bem mais comedida que o habitual e sem choques com Sousa Tavares. Ele, é simplesmente o meu pivot preferido: discreto, competente, boa voz, excelente presença. Finalmente apareceu na TVI quem lhe desse o devido valor (os bons profissionais conhecem-se uns aos outros...)e ele merece!

TC

Anónimo disse...

Aprendi muito