segunda-feira, outubro 17, 2005

Baúl de los recuerdos (6)

Nino Bravo

Este foi um dos meus primeiros discos. Comprei-o em 1971. Por essa altura era fácil conhecer as novidades da música espanhola, quanto mais não fosse porque as nossas estações de rádio passavam-nas com uma frequência que hoje parece inverosímil. Não era raro que êxitos da música espanhola fossem também êxitos em Portugal. Esta canção foi um exemplo. Viviam-se ainda tempos de pré-massificação anglo-americana...
Nino Bravo foi uma das melhores vozes de sempre da música ligeira. Entrou na cena musical, quando já despontava o pop/rock, mas, impondo-se de imediato, graças ao poder da sua voz. É evidente que o seu género apontava noutro sentido, mais convencional - o da canção ligeira, embora num registo modernizado. Não é tanto o caso deste Te quiero, te quiero, o seu primeiro êxito, composto por Augusto Algueró e Rafael de León (um dos nomes consagrados da velha copla, componente da tríade León, Quintero y Quiroga...). É uma canção de corte tradicional, com refrão apropriado para exibição do seu virtuosismo vocal. Os êxitos sucederam-se em catadupa num curto espaço de tempo. Ninguém duvidava que lhe estava destinada uma carreira grandiosa, talvez de dimensão internacional (Algo que era, então, menos óbvio entrever em relação a Julio Iglesias...) Viviam-se, enfim, tempos de ninobravomania... Mas, em 16 de Abril de 1973 eis que surgiu uma trágica notícia: Nino Bravo falecia num desastre de automóvel. Entre a espantosa quantidade de desastres de automóvel que vitimaram artistas espanhóis, este foi o de maior impacto. Permaneceu um sentimento de perda e hoje, já completamente desfeitos na memória os inconsistentes candidatos a sucessores, percebe-se que o seu lugar ficou, definitivamente, vazio.
Nino Bravo era o pseudónimo artístico de Luis Manuel Ferri Llopis. Como os apelidos atestam, era valenciano. Vem a propósito referir que a região valenciana é uma terra musical que se caracteriza por ter em cada localidade, pelo menos, uma banda de música. Desta profícua cantera têm surgido muitos cantores, mas nenhum teve o impacto de Nino Bravo.

Página web Inolvidable Nino Bravo

8 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado.

Margarida V disse...

que bonita voz tem nino bravo. :9

Anónimo disse...

Post exitoso

Anónimo disse...

Nino bravo es para mi el mejor cantante. Siempre me ha gustado desde que era pequeñita y lo tengo entre los discos mas escuchados. Aunque nunca pude conocerlo en persona.....
Hace poco fui a su pueblo Aileo de Malferit (Valencia) solo por visitar su museo. Ya se que no es muy normal visitar un sitio solo para eso (teniendo en cuenta que esta bastante lejos de mi casa) pero sentia esa necesidad.
Muchas gracias por este comentario y recordar a esta gran voz...!!!

besos desde Madrid (España)

Anónimo disse...

El que suscribe hizo un viaje a Braga con la única intención de adquirir un libro del dr. Manuel Augusto Gama Prazeres, en la libreria alfarrabista Cruz, mes de noviembre del año 1.996.

Anónimo disse...

Prof. Dr. Fernando Alves Correia, gran jurista bracarense, hombre cabal

Anónimo disse...

Julio Iglesias, Cantor Gallego Uinversal, actuará en Lisboa el 18 de mayo

Anónimo disse...

Julio Iglesias, Gallego Universal, Buen Padre y Buen Hijo