segunda-feira, outubro 24, 2005

Viagens (22)

Guía Viva Mallorca (2004)
Uma das coisas que aprecio quando viajo é fazer-me acompanhar por guias. Voltei a seguir este preceito na estadia de cinco dias em Mallorca, em meados do passado mês de Agosto. Levei alguns de cá, bastante interessantes, mas um pouco desactualizados. Este comprei-o em Palma de Mallorca.
Estou longe, muito longe, de pretender ser um coleccionador de guias de viagem, mas a verdade é que tenho uma quantidade que ultrapassa os lugares por onde viajei. Sucede que muitas vezes, mesmo quando não tenciono viajar para determinado lugar, me entretenho a consultar este tipo de informação - é, de algum modo, uma forma de viajar... Mais importante do que isso, só os mapas, os meus fiéis amigos mapas. Desde que me conheço que sou apreciador de mapas. As minhas referências espaciais estão localizadas na minha cabeça em forma de mapas. Já agora, a propósito, uma das vantagens deste guia é, precisamente, a qualidade e funcionalidade dos mapas urbanos ou plantas. Cada cidade é apresentada com duas plantas - uma para o dia; outra para a noite. A primeira com referências monumentais e comerciais; a segunda com referências sobre vida nocturna. O grafismo é funcional e apelativo. Compreende-se, é um guia para jovens... Nesta linha, o que mais seduz na colecção é o seu carácter prático e realista. A grande maioria dos turistas, sobretudo os mais jovens, são... pobres. A maioria dos guias de viagem parece concebida para turistas abastados. Daí, o valor acrescentado destes guias. Com todo o reverencial respeito pelo Guide Rouge Michelin, a verdade é que o comum dos mortais não se pode abalançar de ânimo leve para os restaurantes estrelados pelos senhores inspectores...

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Tavares: le sugiero un post sobre el gran cantor Nino Bravo.

Anónimo disse...

Sobre Nino Bravo: post de 17 outubro.

Anónimo disse...

No se fie usted de las guias....recuerde lo que le pasó en Porriño (provincia de Pontevedra)....