terça-feira, outubro 19, 2004

Geografia íntima (14)

Porto (1912)
É conhecido o tópico do "homem do Norte", mas, ainda mais justo seria o tópico da "mulher do Norte"... de porte altivo, carácter autoritário, rija têmpera e vernácula expressividade que evocam um mítico matriarcado céltico...
Esta foto foi tirada no Mercado do Anjo, desaparecido há muito. Estava situado no que hoje é a Praça de Lisboa, no lado oeste dos Clérigos.
Apesar da foto se reportar a um tempo que é o dos meus avós, conheço muito bem aqueles xailes de lã, aquelas longas saias rodadas, aquelas fisionomias...

1 comentário:

Anónimo disse...

...que a mim também não me é estranho. Por falar em Praça de Lisboa, esse mercado, lembra-me o Mercado de Santa Clara - junto à Feira da Ladra - o mais antigo mercado coberto, ainda de pé. Outros mercados cobertos, em Lisboa, no tempo áureo do famoso Mercado da Praça da Figueira, do qual não tenho memória, eram o de S. Bento e o de Alcântara. Hoje, o da Praça da Figueira já não existe e os outros estão irreconhecíveis.

TC