quinta-feira, outubro 28, 2004

Mariachi y tequila (8)

Mariachi Vargas de Tecalitlán - Lo mejor de lo mejor (1990)
Na colecção de antologias Lo mejor de lo mejor, da RCA Victor/ México, temos este duplo CD que é do melhor que se pode encontrar no género. O Mariachi Vargas, da pequena cidade de Tecalitlán (extremo sul de Jalisco), é tido como o mais conceituado, tendo uma trajectória histórica.
O género Mariachi tem o seu epicentro no estado de Jalisco (capital: Guadalajara) e é a forma mais tradicional de execução de música ranchera. Para além do conhecido tipicismo dos atavios dos músicos, a orquestração é rica, combinando uma vasta secção de cordas com uma poderosa secção de metais. Na sua versão Norteña (a qual, mais que versão de Mariachi, é um outro género que abarca também a música ranchera), o acordeão assume um protagonismo, que aqui apenas se entrevê esporadicamente. A origem do Mariachi remonta à presença francesa nos mais altos meios da sociedade mexicana do século XIX. O termo, aliás, deriva da corruptela de marriage. Com efeito, a origem destes grupos parece encontrar-se nas festividades de bodas entre as elites terratenentes de Jalisco.
O músico mariachi tornou-se um símbolo do México bravio. Não se trata de um simples músico, mas de um cow-boy rude, que no intervalo de aventurosas andanças se expande em desaforados comportamentos. Desce à cidade para beber, tocar e deitar-se com uma mulher a jeito... Esta imagem foi reforçada através de mitologia popular de heróis emergentes de uma confusa história de revoluções e acabou por ficar sedimentada através do cinema mexicano dos anos 40, 50 e 60.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

2 comentários:

Anónimo disse...

El México espiritual, Los Legionarios de Cristo.

Anónimo disse...

En las antipodas de los anteriores, el caso del sacerdote Cesar Torres