Nuria Villazán - Machin: Toda una vida (2002)
Foi editado em DVD este documentário sobre a vida de Antonio Machin. É do melhor que no género já pude apreciar. Apresenta uma vasta recolha de depoimentos de muitos dos que com ele conviveram: familiares, amigos e companheiros. Reúne excertos de espectáculos televisivos e algumas sequências de entrevistas. É um valioso documento.
Nasceu no Oriente de Cuba. Era filho de uma negra e de um modesto imigrante galego. Contudo, apesar destas origens, cedo se lançou na vida artística, obtendo imediata projecção. Não tardou que integrasse, como membro mais destacado, um grupo que teve oportunidade de gravar e actuar nos EUA. Nos anos trinta esteve, assim, na vanguarda da divulgação dos sons latinos. El Manicero é um símbolo destes tempos ainda pré-bolero. Com o mesmo grupo chega à Europa - primeiro Londres; depois Paris. Nesta cidade encontrará um ambiente mais propício ao prosseguimento da carreira. Com uma agenda de espectáculos preenchida e fama firmada, ali permaneceu até à eclosão da 2ª Guerra Mundial. Esta assinalou, porém, uma drástica mudança de ambiente. Rumou a Espanha, mais concretamente a Barcelona, onde era desconhecido e onde se viviam os tempos de penúria do pós-Guerra Civil. Era difícil imaginar pior contexto para relançar a carreira. "Comeu o pão que o diabo amassou", mendigando trabalho em obscuras casas de espectáculos de uma Barcelona deprimida e sem um duro para gastar para além das necessidades básicas. Lentamente, porém, tudo foi melhorando. À medida que a cidade ia saindo desta penumbra, emergia a sua voz melancólica cantando amores arrebatados, enfim, aquellos boleros que encheram o coração de uma Espanha derreada pela pobreza e opressão nos anos de chumbo do franquismo... Em meados dos anos quarenta tinha já readquirido a fama de outros tempos e lugares. A bandeira desses anos é Angelitos Negros, cujo retumbante êxito assinalou a sua conversão como mito da cena musical espanhola. Daí para diante estará sempre no primeiro plano. Mas sonado que las maracas de Machin tornar-se-á uma expressão coloquial para vincar o grande poder mediático de algum facto ou fenómeno. Na verdade, Machin tornou-se, mais que qualquer outro, no bolerista de Espanha. Para este facto contribuiu a sua ascedência paterna, mas sobretudo, o seu casamento (longo e... feliz!) com uma sevilhana de boas famílias. Um casamento que, desde logo, questionou profundos preconceitos racistas... Abdicou de viver em Barcelona e nunca chegou, propriamente, a viver em Madrid. Radicou-se na cidade da sua mulher, de onde partia em cíclicas tournés por Espanha. Pode-se dizer que tornou-se um sevilhano... de pele mais escura. Aí está enterrado.
Para além de um exímio profissional, Machin era um homem bom. Em todo o caso, quero salientar a qualidade única da sua voz frágil mas expressiva, com um timbre melancólico inimitável. Transporta em si como que uma lamento que a faz adequar-se àqueles boleros mais tristes...
A realização deste documentário é excelente. Foge ao convencionalismo de várias maneiras, nomeadamente renunciando ao fio cronológico expositivo e assegurando um ritmo vivo e imaginativo.
Nasceu no Oriente de Cuba. Era filho de uma negra e de um modesto imigrante galego. Contudo, apesar destas origens, cedo se lançou na vida artística, obtendo imediata projecção. Não tardou que integrasse, como membro mais destacado, um grupo que teve oportunidade de gravar e actuar nos EUA. Nos anos trinta esteve, assim, na vanguarda da divulgação dos sons latinos. El Manicero é um símbolo destes tempos ainda pré-bolero. Com o mesmo grupo chega à Europa - primeiro Londres; depois Paris. Nesta cidade encontrará um ambiente mais propício ao prosseguimento da carreira. Com uma agenda de espectáculos preenchida e fama firmada, ali permaneceu até à eclosão da 2ª Guerra Mundial. Esta assinalou, porém, uma drástica mudança de ambiente. Rumou a Espanha, mais concretamente a Barcelona, onde era desconhecido e onde se viviam os tempos de penúria do pós-Guerra Civil. Era difícil imaginar pior contexto para relançar a carreira. "Comeu o pão que o diabo amassou", mendigando trabalho em obscuras casas de espectáculos de uma Barcelona deprimida e sem um duro para gastar para além das necessidades básicas. Lentamente, porém, tudo foi melhorando. À medida que a cidade ia saindo desta penumbra, emergia a sua voz melancólica cantando amores arrebatados, enfim, aquellos boleros que encheram o coração de uma Espanha derreada pela pobreza e opressão nos anos de chumbo do franquismo... Em meados dos anos quarenta tinha já readquirido a fama de outros tempos e lugares. A bandeira desses anos é Angelitos Negros, cujo retumbante êxito assinalou a sua conversão como mito da cena musical espanhola. Daí para diante estará sempre no primeiro plano. Mas sonado que las maracas de Machin tornar-se-á uma expressão coloquial para vincar o grande poder mediático de algum facto ou fenómeno. Na verdade, Machin tornou-se, mais que qualquer outro, no bolerista de Espanha. Para este facto contribuiu a sua ascedência paterna, mas sobretudo, o seu casamento (longo e... feliz!) com uma sevilhana de boas famílias. Um casamento que, desde logo, questionou profundos preconceitos racistas... Abdicou de viver em Barcelona e nunca chegou, propriamente, a viver em Madrid. Radicou-se na cidade da sua mulher, de onde partia em cíclicas tournés por Espanha. Pode-se dizer que tornou-se um sevilhano... de pele mais escura. Aí está enterrado.
Para além de um exímio profissional, Machin era um homem bom. Em todo o caso, quero salientar a qualidade única da sua voz frágil mas expressiva, com um timbre melancólico inimitável. Transporta em si como que uma lamento que a faz adequar-se àqueles boleros mais tristes...
A realização deste documentário é excelente. Foge ao convencionalismo de várias maneiras, nomeadamente renunciando ao fio cronológico expositivo e assegurando um ritmo vivo e imaginativo.
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1 comentário:
Cantor sobrio
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