quarta-feira, abril 06, 2005

Galícia (3)

Vigo (Antes de 1939)
Estes postais são muito antigos, mas não tenho modo de saber a data a que se reportam. Seguramente são anteriores a 1939 (fim da Guerra Civil). Entre outras coisas dão a visão de uma cidade penetrada por muitos sinais do mundo rural envolvente. Para quem, como eu, a conhece bem, é divertido comparar estas imagens com as que me são familiares.
Vigo é a maior cidade da Galiza, mas a sua importância é relativamente recente. Na verdade, no início do século XX não ultrapassava muito, em número de habitantes, a vizinha Pontevedra, o que hoje parece inverosímil. Foi só com a incorporação de Bouzas, Lavadores e vários outros povoados limítrofes que se tornou na mais populosa cidade da Galiza. Reflectindo esta realidade, ainda hoje, a capital de província é Pontevedra, apesar de Vigo ser quatro vezes maior.
É uma cidade simpática que beneficia de um enquadramento natural magnífico. Contudo, "cheira a peixe", ou seja, é marcante a influência das actividades marítimas, nomeadamente a pesca, na sua vida quotidiana. É, destacadamente, o principal porto pesqueiro de todo a Europa. Não por acaso, tem aí a sua sede Pescanova. Contudo, muitas outras indústrias se foram instalando (por exemplo, a Citroën), fazendo desta cidade a mais industrial da Galiza.

3 comentários:

Anónimo disse...

En Vigo muchas cuestas y mucha prostitucion en hoteles cerca del Puerto...

Anónimo disse...

Orense y Vigo, cuesta arriba, cuesta abajo.

Anónimo disse...

Vigo, el mejor puerto natural de Europa.