segunda-feira, abril 04, 2005

Viagens (17): Picos de Europa / 2001 (10)

5º Dia – 8 de Abril (Domingo)(manhã)
A chuva parecia ter ficado definitivamente lá para trás da montanhas, nas Astúrias. A manhã, em León, surgiu com um céu impecavelmente azul. Não havia tempo para mais do que um passeio de carro pela cidade. Reforçou-se a noção da sua beleza e também da qualidade de vida que aí se desfruta – não falta espaço; a habitação é de qualidade; há boas infra-estruturas de lazer e cultura; tudo está inserido numa dimensão urbana ideal.
Já na estrada, ficando León para trás, contrastando com a extensa planura, viam-se ao longe cumes nevados. Paralelamente, seguia o mais importante sendeiro do Caminho de Santiago, por onde caminhavam peregrinos. Entrando na comarca de la Maragatería, contornei Astorga. Esta cidade fez-me evocar o Condado Portucalense, o senhorio de Astorga, enfim as remotas origens de Portugal. Já na autovía radial que liga Madrid à Coruña entrei na comarca de Bierzo. É uma região especial. Neste fértil vale já não estamos na austera meseta... A influência climática do Atlântico e cultural da Galiza dão a esta região mais ocidental da província de León um carácter próprio. Aliás, por aqui já se fala galego. Nos arredores da sua principal cidade, Ponferrada, nasceu o cantautor Amancio Prada, que se expressa tanto em castelhano como em galego.
Deixei a autovía e poucos quilómetros depois entrava na comarca de Valdeorras, província de Ourense, portanto, na minha querida Galiza. Parei na principal localidade da região, O Barco de Valdeorras, junto ao rio Sil.

Sem comentários: