A Galiza é a região espanhola com mais afinidades com Portugal. É um facto evidentíssimo. Até finais da Idade Média existiu uma unidade linguística e cultural com Portugal, atestada pelas cantigas de amigo. Contudo, desde então, a forma de falar a norte e a sul do rio Minho foram divergindo. O português evoluiu muito. O galego evoluiu menos e fê-lo em função da incontornável influência da língua oficial do estado, o castelhano. Até que ponto a divergência acabou por criar uma situação que torna artificial a noção de unidade linguística entre galego e português, na actualidade, é uma discussão em aberto... Sob o ponto de vista de temperamento colectivo são notórias também as afinidades entre galegos e portugueses, porém, o carácter dos galegos denota mais uma matriz rural, algo atávica e desconfiada. É uma região com vincada personalidade e com múltiplos atractivos, pelas suas belezas naturais (onde se destacam as rias) e pelas suas cidades (onde se destaca Santiago de Compostela). Também é riquíssima em tradições populares, sendo a sua música tradicional a mais rica de toda a Peninsula. Sempre se associou grande parte destas características a uma remota influência céltica. É, porventura, uma visão mitificada e romântica, mas, seja como for, existe um conjunto de afinidades com a Bretanha (França), Gales, Escócia (Grã-Bretanha) e Irlanda. Um dos elementos comuns é a gaita de foles, a qual, apesar das suas variantes, tem em todas estas regiões uma importância análoga.
quarta-feira, abril 06, 2005
Galícia (1)
Galiza
Região Autónoma: Galícia (2.696.000 habitantes)
Capital: Santiago de Compostela (90.000) / Outras cidades: Vigo (293.000); A Coruña (237.000); Ourense (108.000); Lugo (88.000); Ferrol (78.000); Pontevedra (75.000).
Índice Paridades de Poder de Compra: 73,0 (Média UE25 = 100)
Províncias: Pontevedra (904.000); Ourense (365.000); A Coruña (1.096.000); Lugo (358.000).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Corrijo : A galiza é a região espanhola com maiores afinidades ao norte de Portugal , Minho e Trás os Montes. Sei do que falo , pois sou galega ( Cabral-Vigo) e vivo na região centro de Portugal.
Os galegos não temos nada a ver com Portugal de Aveiro para baixo. Nada , nadinha . Então com ribatejanos , alentejanos e algarvios , ou mesmo lisboetas, nem queremos.
Enviar um comentário