sábado, dezembro 18, 2004

Flamenco (8)

La Barberia del Sur - Algo pa Nosotros (1997)
O grupo La Barberia del Sur (barberia = um grupo de bárbaros ou berberes) é um dos mais importantes do Nuevo Flamenco, se não for mesmo, neste momento (ainda que reduzido a duo), o mais importante. Este álbum é, provavelmente, a seguir aos Songhaï 1 e 2, dos Ketama, o mais importante do género.
O grupo surgiu em 1991 com componentes oriundos de conhecidas dinastias flamencas (entre as quais, também, os Habichuela) e com uma consolidada trajectória de músicos de background. Depois de algumas recomposições, chegaram a esta gravação como trio: Negri (voz e percussão), Paquete (guitarra) e Ardilla (guitarra). Contudo, tiveram aqui a preciosíssima participação de Chano Domínguez (piano), Carles Benavent (baixo) e Jarge Pardo (sax). Ou seja, três músicos de formação jazzistica, que sempre estiveram na vanguarda e nas mais profícuas experiências de fusão flamenca com jazz. Refira-se que não foi uma participação ocasional, já que se repetiu em espectáculos e em outras gravações. Sucede que a especialidade fusionista do grupo foi sempre a que se desenvolveu na direcção do jazz e, portanto, entende-se esta continuada colaboração, a ponto de se poder afirmar que estes três músicos também têm feito parte, embora intermitentemente, do grupo. Apesar de várias recomposições, apesar também destas colaborações, a verdade é que o núcleo duro de La Barberia reside em Negri e Paquete. O primeiro têm uma voz notável - enrouquecida e com densidade expressiva. Hoje em dia estão, de facto, reduzidos ao núcleo duro, mas, como é evidente, para espectáculos e gravações fazem-se acompanhar de músicos variados.
Neste álbum, entre todos os temas, deve-se destacar o último, Fragua Futura. É uma espécie de martinete vanguardista, que proprciona um magnífico desempenho vocal entre o cantaor Antonio Suárez Guadiana e Negri. São suas vozes genuinamente flamencas, que, no sucessivo contraste das suas distintas tonalidades e reforçadas com uma poderosa percussão em crescendo, criam uma ambiência muito forte.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Sem comentários: