sábado, setembro 25, 2004

Mariachi y tequila (5)


Los Tigres del Norte - 20 Corridos inolvidables (2003)
Na novela A Rainha do Sul, de Arturo Pérez-Reverte, abundam referências aos corridos de Los Tigres del Norte, Los Tucanes de Tijuana e outros grupos congéneres que fazem o que é conhecido como Música Norteña. O escritor compreendeu a realidade sociológica que acompanha este tipo de música, que atingiu níveis de grande popularidade no México (sobretudo no Norte) e nas zonas chicanas dos EUA. Los Tigres, que já eram muito populares, viram expandir a sua fama graças precisamente a este romace. Para além de múltiplas referências no texto acerca do grupo, é curioso como o escritor teve a capacidade de utilizar títulos de alguns dos seus corridos como apropriados títulos de capítulos.
Sob o ponto de vista artístico, há alguns temas estimulantes, mas a utilização de um esquema instrumental assente apenas na bateria e no acordeão tex-mex, assim como a limitada imaginação melódica e capacidade vocal dos solistas, podem gerar alguma monotonia. Dentro deste modelo, Los Tucanes parecem mais imaginativos e o próprio texano Flaco Jiménez (expoente do tex-mex), de San Antonio, parece proporcionar maior variedade. Deve reconhecer-se, porém, que as letras podem ser excitantes, na medida em que, como nos corridos rancheros, constituem relatos de incríveis proezas e desgraças de ... (e aqui estará um problema ético!) ... narcotraficantes!
É de notar que a lista de corridos, digamos narcorridos (vulgariza-se a utlização deste termo...), que consta desta Antologia compreende aqueles cujos títulos foram adoptados como títulos dos capítulos de A Rainha do Sul.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10