domingo, setembro 26, 2004

Geografia íntima (6)

Conjunto António Mafra - O Melhor dos Melhores (1994)
Para mim, música do Porto será sempre sinónimo de Neca Rafeal, Conjunto Maria Albertina e, sobretudo, Conjunto António Mafra. Estes últimos eram os melhores e os mais populares. O espírito tripeiro, folgazão e brejeiro tem aqui a sua melhor expressão. Nesta antologia é pena não figurar Vamos lá pró São João (Vamos, rapazes, vamos, vamos lá pr'ó São João... de ramalhosa e balão / haja alegria e animação, pois é assim que nos manda a tradição...), mas constam os temas mais conhecidos: Sete e pico, Abre a pipa ó Beatriz; Ora vejam lá (2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, sábado... domingo / vai a malta passear / sete dias na semana e um só para descansar); Ó Zé olha o balão; O vinho da Clarinha; O carrapito da D. Aurora; Arrebita, arrebita, arrebita (ai cachopa se queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita). Era uma música simples, recheada de duplos sentidos malandros, que fazia as pessoas felizes.
Como era musical aquele Porto popular! Os que tinham rádio punham-no sonoramente ligado o dia inteiro com as janelas abertas. A música era pela manhã toda e para toda a gente. Para além destas músicas populares, da música dos ranchos minhotos, das novidades vindas do Brasil e Espanha, não me esqueço das melodias e dos diálogos dos reclamos (como então se dizia) dos Emissores Norte Reunidos.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1 comentário:

Anónimo disse...

Nesse tempo, muita da música que se ouvia, cá no sul, vinha da Rádio Peninsular e da Rádio Graça, que mais tarde se fundiram e deram origem aos Emissores Associados de Lisboa. A memória que tenho dos Conjuntos António Mafra e Maria Albertina vem, precisamente, dessas rádios já desaparecidas, que fizeram parte da minha infãncia. Alguns dos temas que aqui se evocam tenho-os, curiosamente, ainda bem presentes! TC