domingo, setembro 26, 2004

Noites tropicais (1)

Nelson Motta - Noites Tropicais (2000)
Nelson Motta é um jornalista e escritor brasileiro que participava num programa de tertúlia da GNT, Mannattham Connection, produzido em Nova York. Com mais outros dois compatriotas abordavam temas variados, tendo como referência o facto de estarem num local privilegiado para observar o mundo. Poucos programas pude ver, mas deu para perceber o seu interesse. Algumas crónicas subordinadas ao mesmo título do programa foram também publicadas no Diário de Notícias.
Nelso Motta é muito conhecido no Brasil, pois tem uma longa trajectória no mundo artístico, nomeadamente como produtor musical. Este livro de crónicas e memórias reporta uma experiência ímpar nas origens e desenvolvimento da Música Popular Brasileira (MPB), desde a Bossa Nova até ao rock autóctone, passando por todas as tendências e movimentos. Privou intimamente com alguns dos maiores vultos (foi, por exemplo, amante de Elis Regina) e dá-nos informações que abragem aspectos da suas vidas íntimas, sem cair na futilidade.
Este livro inspira, assim, esta rubrica cujo roteiro passa por várias tendências da MPB, desde a cosmopolita Bossa Nova às mais regionais, como o Forró e Sertaneja, passando por grandes nomes, como Roberto Carlos, Elis Regina, Caetano Veloso. Contudo, apesar da música estar em destaque, não se confinará a ela...
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Sem comentários: