sábado, janeiro 27, 2007

Complexo de Aljubarrota (10) (1 remake)

Federico González - Reflexões de um espanhol em Portugal (2004)
Sempre senti atracção por Espanha. Na verdade, Espanha e Itália por umas razões, Grã-Bretanha por razões de outro tipo, são os países que mais me atraem. Sempre viajei muito por Espanha e posso dizer que conheço Espanha e os espanhóis melhor que a maioria dos portugueses. Este conhecimento foi reforçado pelo facto de ter o meu filho a estudar no Instituto Espanhol e pelo seguimento que faço dos meios de comunicação do país vizinho. Sempre li muito sobre assuntos relacionados com Espanha, podendo dizer que conheço bastante da sua história e geografia.
É um dado conhecido, mas não devidamente tido em conta, o mútuo desconhecimento dos vizinhos ibéricos; melhor dizendo – ambos pensam que se conhecem bem e, na realidade, estão longe de se conhecer bem. O desconhecimento consegue ser ainda maior pelo lado de lá. Ora, sobre isto impõe-se a leitura de Reflexões de um espanhol em Portugal, de Federico González, o qual, com certeiro poder de observação, se deu conta da dimensão do equívoco. O livro é, aliás, delicioso e deveria ser de leitura obrigatória para portugueses e espanhóis que têm de se aturar mutuamente. Pena é que se centre só no âmbito das relações empresariais e laborais.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

3 comentários:

Anónimo disse...

El Portugal del Gran Profesor Cavaco Silva, del Sensato Ingeniero Señor Sócrates y del Caballero Dr. Jorge Coelho, refugio de las empresas españolas.

Anónimo disse...

Libro de Gonzalez.....¿Editado en España ?

Anónimo disse...

Não é só o português que tem suas diferenças com os espanhóis...nós brasileiros também...Povinho xenófobo e arrogante. Ainda bem que o Atlântico nos separa!