sexta-feira, março 10, 2006

Rádio (7)


Cadena Dial via Internet
É curioso verificar que minha rádio preferida soa em directo na Internet e agora também com opção banda larga - o que minimiza um pouco a má qualidade audio inerente a este meio (por enquanto...). Aí por 1987 lembro-me de sintonizar em Madrid Radio Callao, cujo nome alternava com Radio Corazón. Parecia-me o correspondente radiofónico da prensa del corazón. Entre 1989 e 1991, nas minhas viagens por Espanha, deparei-me com a nascente Cadena Dial. Pareceu-me ser uma herdeira dessa emissora, tanto mais que em Madrid ocupava a mesma frequência (91.7). Era uma pequena cadeia de emissoras (pouco mais de uma dúzia, então) de carácter exclusivamente musical e assente numa fórmula original. Com efeito, o seu lema era 24 horas de música en español. Gostava do carácter evidenciado por tal opção, além de que sempre adorei música espanhola ou cantada em espanhol. Como se não bastasse, agradava-me o despretenciosismo do modo como a fórmula era levada à prática e tinha uma particular predilecção pelos seus encantadores jingles. Quando demandava Espanha pela fronteira do Caia, ainda antes de Estremoz começava a busca no autorádio da Dial Extremadura, de Badajoz. Espanha fora, era-me grato acompanhar as transições entre as diferentes emissoras Dial, conforme se ia desenrolando a viagem - assim a modos de uma legenda sonora anunciadora da próximidade de diferentes cidades...
Quando em 1993 instalei uma antena parabólica não foi para ver TV, mas sim para ouvir rádios de Espanha e Itália. Pude começar a ouvir quotidianamente a Cadena Dial. Desde então é a mais fiel companhia cá de casa, sendo que, desde 1998, a recebo com qualidade digital, através de um receptor do Canal Satélite Digital, do qual, aliás, fui subscritor durante um ano.
A
Cadena Dial tem mudado - tornou-se uma grande cadeia, mas, desgraçadamente, desapareceram os jingles dos primeiros anos e alguns programas magníficos, (como um sobre salsa, do qual não recordo o título mas ainda recordo a nome da voz jovial da sua apresentadora, Cristina Tárrega). Contudo, permanece fiel à ligeireza (os programas são poucos, mas agradáveis; ainda impera a radiofórmula) e, basicamente, permanece fiel ao bem-aventurado totalitarismo hispanófono, se bem que já não seja impossível depararmo-nos com pequenas heresias (já ouvi cantar em Português - um fado de Mísia e já houve, inclusivamente, todo um programa dedicado à música brasileira). Deve-se assinalar que tais excepções dizem respeito à latinidade e só têm discreto cabimento no espaço limitado de certos programas. A minha Cadena Dial ainda tem coisas deliciosas: na programação actual, entre as 20:00 (19:00 em Portugal) e as 24:00 (23:00) (poucas vezes posso ouvir), há um espaço para músicas pedidas com dedicatória, que faz lembrar o nosso saudoso Quando o Telefone Toca, só que muito mais informal. Haverá fenómeno radiofónico mais encantador do que poder encomendar uma música com dedicatória para a amada (ou amado)?

8 comentários:

Anónimo disse...

Ha llegado a Portugal el tema de la polemica sobre el EGM

Anónimo disse...

¿Qué relacion tiene la cadena Dial con El Pais Banda Ancha?

Edmundo Tavares disse...

Ocurre que en el sítio El País Banda Ancha hay posibilidad de escuchar Cadena Dial.

Anónimo disse...

Cadena Dial, la banda sonora de fondo de las Tiendas Todo a 100 (o 0,60 euros)

Anónimo disse...

Señor Tavares: para un hombre interesado por la estadistica: http://www.artistasweb.com/noticias La Cope desvela que el EGM falsifica las encuestas. Trabajo de investigacion del periodista abulense Jose Antonio Abellan (creo que coetaneo suyo)que tambien trabajó en Radio Formula/Los cuarenta principales con el apodo "El Baby".

Edmundo Tavares disse...

Amigo Anónimo: Sé muy bien lo que es el EGM y estoy a par de lo que que hizo Abellán. Sintetizo lo que pienso poniendo aquí una notícia de "El Confidencial Digital":"En Onda Cero siguen pensando que el EGM debe utilizar sistemas más fiables de medición pero, según explican, no ven contradicción entre mantener esta postura y votar a favor de que se incoe un expediente de sanción a la COPE por la investigación realizada para desacreditar al EGM."

Anónimo disse...

En todos los sitios surgen héroes: la digna postura del sevillano Carlos Herrera frente a la tesis oficial de Onda Cero.La Onda Cero de Ferrari y el ABC de Zarzalejos en la senda del difunto YA.....

Anónimo disse...

Juan Manuel Salas Alcantara