domingo, março 26, 2006

Baúl de los recuerdos (12)


Rocío Dúrcal (1944 - 2006)
Morreu Rocío Dúrcal. Teve uma carreira multifacetada, embora, eu apenas tivesse contactado com a faceta de intérprete musical. Neste particular teve para mim uma curiosa importância: a primeira vez que ouvi rancheras mexicanas foi pela sua voz. Tratava-se de um álbum (suponho que o primeiro), entre os vários que gravou, de rancheras de Juan Gabriel. Foi essa ocasião no Verão de 1981, num autocarro de carreira, na auto-estrada, depois de Zaragoza, quando pela primeira vez fui a Barcelona. Sucede que o condutor era fervoroso amante de rancheras e brindou toda a comitiva de viajantes com a cassete desse álbum. Até Barcelona não se ouviu mais nada, já que virava militantemente a cassete sempre que esta chegava ao fim. De tal forma que foi com a toada "Me gustas mucho, me gustas mucho, tú..." metida na cabeça que desembarquei na cidade condal. Ao sair, perguntei-lhe quem era a cantora, ao que me respondeu ser Rocío Dúrcal, de quem eu sabia, vagamente, ser uma artista do cinema e das lides musicais. Mais tarde, em 1987, em Madrid, esse álbum foi um dos primeiros CDs que comprei - é, precisamente o meu CD nº11.
Vim a saber depois que Rocío Dúrcal não era mexicana, mas sim espanhola, de Madrid. Vim também a saber que, apesar de uma carreira musicalmente centrada na canção convencional, foi uma das maiores divulgadoras do género ranchero - facto que lhe granjeou uma grande popularidade no próprio México. Tinha uma voz vibrante e expressiva. Tinha também uma cara bonita - foi uma vedeta nos anos sessenta, em parte também por ter uma beleza dentro dos padrões dominantes na época. Enfim, perdeu-se uma grande artista, depois de nos últimos anos ter lutado contra um cancro que, desgraçadamente, acabou por vencer agora...
Página Web Rocío Dúrcal

Página Web de Juan Gabriel - Agora largamente dedicada a homenagear Rocío Dúrcal. Na parte superior podem-se seleccionar algumas faixas do recente álbum gravado a dúo pelos dois artistas (destaque-se El México de Rocío).

Página Especial El Corte Inglés - Música

2 comentários:

Anónimo disse...

Rapida reaccion del Sr. Administrador. Sentida necrologica

Margarida V disse...

que grande voz tinha esta senhora.