A divisão administrativa de Espanha está basicamente assente em comunidades autónomas, províncias e municípios. Destas três, só as províncias são directamente assimiláveis a uma divisão administrativa portuguesa. Correspondem aos distritos. Contudo, a dimensão média das províncias é superior à dos distritos. As comunidades autónomas só têm correspondência com as regiões autónomas insulares - Açores e Madeira. Os municípios espanhóis são um problema... Se nos ativéssemos aos municípios de Astúrias, Galiza e Canárias poderiamos dizer que havia correspondência com os municípios portugueses. Contudo, a situação dos municípios das outras comunidades remete-nos para uma realidade mais atomizada, chegando ao ponto, por exemplo, de que em Castela e Leão a correspondência a estabelecer seria mais com as nossas freguesias do que com os nossos municípios. Também se nota a falta da adopção generalizada por todas as comunidades de uma divisão intermédia entre município e província, correspondente ao que na Galiza e na Catalunha se designa como comarca. Em Portugal este última designação tem um carácter estritamente judicial, havendo, no entanto, para efeitos meramente estatísticos, uma divisão que é conhecida a nível do Eurostat como NUTS III, que está entre município e distrito - tal nomenclatura, em Espanha, é utilizada para as províncias. Conclui-se, portanto, que a divisão administrativa de Espanha não são não é coerentemente amologável à portuguesa, como apresenta incoerências internas.
sábado, dezembro 24, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Feliz Natal, Feliz Navidad señor Tavares.
Oportuno enclave castellanoleonés del condado de Treviño en Alava.
Feliz Natal cheio de Paz.
Villancico "Perhaps Love" de Placido Domingo y John Denver.
Otro "invento" español, las Diputaciones provinciales.....
Amigos portugueses: No cometan nunca el error de constituir "Autonomias"
Amigo Tavares: desde aquí deseo felicitar las fiestas al gran don Joaquín Leguina Herrán, hombre polifacético (economista/demógrafo/estadistico/escritor/politico), hombre dotado de sentido común y de sentido del humor.
Documentados Anuarios Estadísticos de la Comunidad de Madrid, editados durante los años 80.
El blog del sr. Tavares es un "percurso" ordenado por la Hispanidad. No tiene nada de errante.
Importante articulo de don Joaquin Leguina en la revista "El siglo". Relevante y valiente.
Acabou de me chegar às mãos - via INE - a publicação conjunta dos Institutos de Estatística de Portugal e Espanha : " La Península Ibérica en Cifras/A Península Ibérica em Números - 2005". Está também disponível em:
http://www.ine.pt/prodserv/Edi Bolso/pdf/tema A/pinumeros2005/pinumeros2005.pdf
TC
...está disponível, de facto, mas o correcto é:
http://www.ine.pt/prodserv/Edi_ Bolso/pdf/tema_ A/pinumeros2005/pinumeros2005.pdf
TC
Enviar um comentário