sábado, dezembro 24, 2005

Guia hispânico (18)

Espanha: Divisões administrativas
A divisão administrativa de Espanha está basicamente assente em comunidades autónomas, províncias e municípios. Destas três, só as províncias são directamente assimiláveis a uma divisão administrativa portuguesa. Correspondem aos distritos. Contudo, a dimensão média das províncias é superior à dos distritos. As comunidades autónomas só têm correspondência com as regiões autónomas insulares - Açores e Madeira. Os municípios espanhóis são um problema... Se nos ativéssemos aos municípios de Astúrias, Galiza e Canárias poderiamos dizer que havia correspondência com os municípios portugueses. Contudo, a situação dos municípios das outras comunidades remete-nos para uma realidade mais atomizada, chegando ao ponto, por exemplo, de que em Castela e Leão a correspondência a estabelecer seria mais com as nossas freguesias do que com os nossos municípios. Também se nota a falta da adopção generalizada por todas as comunidades de uma divisão intermédia entre município e província, correspondente ao que na Galiza e na Catalunha se designa como comarca. Em Portugal este última designação tem um carácter estritamente judicial, havendo, no entanto, para efeitos meramente estatísticos, uma divisão que é conhecida a nível do Eurostat como NUTS III, que está entre município e distrito - tal nomenclatura, em Espanha, é utilizada para as províncias. Conclui-se, portanto, que a divisão administrativa de Espanha não são não é coerentemente amologável à portuguesa, como apresenta incoerências internas.

12 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Natal, Feliz Navidad señor Tavares.

Anónimo disse...

Oportuno enclave castellanoleonés del condado de Treviño en Alava.

Anónimo disse...

Feliz Natal cheio de Paz.

Anónimo disse...

Villancico "Perhaps Love" de Placido Domingo y John Denver.

Anónimo disse...

Otro "invento" español, las Diputaciones provinciales.....

Anónimo disse...

Amigos portugueses: No cometan nunca el error de constituir "Autonomias"

Anónimo disse...

Amigo Tavares: desde aquí deseo felicitar las fiestas al gran don Joaquín Leguina Herrán, hombre polifacético (economista/demógrafo/estadistico/escritor/politico), hombre dotado de sentido común y de sentido del humor.

Anónimo disse...

Documentados Anuarios Estadísticos de la Comunidad de Madrid, editados durante los años 80.

Anónimo disse...

El blog del sr. Tavares es un "percurso" ordenado por la Hispanidad. No tiene nada de errante.

Anónimo disse...

Importante articulo de don Joaquin Leguina en la revista "El siglo". Relevante y valiente.

Anónimo disse...

Acabou de me chegar às mãos - via INE - a publicação conjunta dos Institutos de Estatística de Portugal e Espanha : " La Península Ibérica en Cifras/A Península Ibérica em Números - 2005". Está também disponível em:
http://www.ine.pt/prodserv/Edi Bolso/pdf/tema A/pinumeros2005/pinumeros2005.pdf

TC

Anónimo disse...

...está disponível, de facto, mas o correcto é:

http://www.ine.pt/prodserv/Edi_ Bolso/pdf/tema_ A/pinumeros2005/pinumeros2005.pdf

TC