quinta-feira, dezembro 29, 2005

Baúl de los recuerdos (10)

José Ramón Pardo - 1956 - 2005: Medio Siglo del Festival de Eurovisión (2005)
Na mais recente remessa que encomendei veio este simpático livro alusivo às bodas de ouro do Festival da Eurovisão. O autor é José Ramón Pardo, o qual, assim, consolida os seus méritos como uma espécie de historiador e sociólogo da música popular. Significativamente, foi editado pela sua Rama Lama Music, que se assume como uma editora temática multimédia. A edição de gravações antigas, feitas com critério e apresentação, tem vindo a ser uma imagem-marca da editora. O seu catálogo nostálgico tem resgatado das catacumbas a música popular espanhola dos anos 60 e 70. Aliás, nesta remessa veio também um magnífico exemplo deste catálogo discográfico, que, em breve, merecerá igualmente um post.
Note-se que, apesar do livro
estar, naturalmente, orientado para destacar as representações da Espanha, não deixa de ser um compêndio global, organizado por ano e com dados exaustivos relativos a todos os participantes. Dados estatísticos e anedóticos, de todo o tipo. É curioso saber, por exemplo, que o país mais generoso para a Espanha não tem sido Portugal, ao contrário do que se pensa (o autor refere explicitamente este facto) - estamos em segundo lugar, ex-aequo com outro país mediterrânico, a Grécia. O país mais generoso tem sido... a Suiça. Portugal deu, no total, à Espanha 125 votos e desta recebeu 132 - o que nos deve levar a concluir que os nossos vizinhos têm sido os mais indulgentes connosco... Por outro lado, estou em condições de aliviar a pátria de um temor: Portugal não é o campeão dos zero votos, nem, sequer, é campeão do último lugar, embora não esteja muito longe... Ambas as "lanternas vermelhas" pertencem à Noruega. Estas curiosidades fúteis, como outras análogas, quer sejam relativas a Portugal, quer sejam relativas a outros países, nos anos 60 e 70 excitavam a opnião pública e ilustram a dimensão do que chegou a ser um acontecimento mediático genuinamente pan-europeu.
Finalmente, há que referir que a apresentação gráfica é sugestiva, em forma de álbum. Em cada ano reproduz-se a imagem de um artista representativo ou da capa do disco de uma canção representativa, segundo o critério de ser espanhol ou o vencedor do certame.

7 comentários:

Anónimo disse...

¡Esto se pone interesante.....!

Anónimo disse...

Portugal le dió la maxima puntacion a la "xeitosiña" Beth.

Anónimo disse...

Feliz Año Nuevo 2.006, Sr. Tavares.

Anónimo disse...

El Señor Pardo era guionista del programa musical setentero de la TVE "Aplauso".

Anónimo disse...

Se reactiva Astrologiaecabala

Anónimo disse...

Cada vez más interesante, Astrologiaecabala

Anónimo disse...

José Ramón Pardo, un "Must"