As minhas visitas a Salamanca
Visitei Salamanca duas vezes. Uma, em Abril de 1991. Outra, em Abril de 2003. Ainda estive mais uma vez em La Alberca, localidade situada na província de Salamanca, mas, na cidade propriamente dita, pois estive essas duas vezes e em ambos os casos a duração correspondeu a uma manhã. Na primeira vez vinha de Madrid e Ávila e seguia em direcção a Portugal, depois de ter atravessado a Espanha rumo a Valencia, Barcelona, Perpignan e Andorra, numa viagem de mais de uma semana. A segunda visita foi feita na companhia do meu amigo brasileiro mais a sua mulher - entretanto voltou à sua terra, casou-se e veio cá de férias. Nessa ocasião entrei na cidade por uma estrada secundária, vindo de La Alberca. Antes de atravessar o Tormes, parei na margem sul, junto à ponte romana e tirei algumas fotografias. A que ilustra este texto é uma delas. O destino da nossa viagem era a região cantábrica e o País Basco. Ainda nessa noite tencionava pernoitar em Riaño e, portanto, tratava-se de fazer apenas um reconhecimento da cidade. Ainda assim deu para estar quase 5 horas e a verdade é que nessa segunda vez acabei por ver mais coisas do que na primeira. Evidentemente que não deu para entrar em algum dos muitos monumentos, com excepção da Catedral. Confirmei que a Plaza Mayor (a de Salamanca bem se pode considerar a "mãe de todas as plazas mayores"...) é ainda mais espectacular ao vivo. Agradou-me muito a Rúa Mayor - curiosa a utilização do termo rúa (como na Galiza) para uma urbe castelhana... É uma artéria pedonal que liga a zona da Plaza Mayor à zona da Catedral. Tal como a generalidade das cidades espanholas, este tipo de artérias pedonais centrais desempenha uma função crucial na malha urbana. Há uma vida fervilhante em torno do comércio que aí está estabelecido e há animação, o que sucede aqui num grau elevado, graças ao turismo que a cidade atrai.
18 comentários:
Para la ciudad de Salamanca es un orgullo y un honor recibir a visitantes como usted, su familia y amigos.
La fotografía es una auténtica "postcard".
250 aniversario de la Plaza Mayor.
Capital Europea de la Cultura 2.002.
La ciudad visitada por la "poveira" T del Blog "Días que voam" en 1.971.
En la fotografia se observa la cristalera del modernista Museo Casa Lis.
En Salamanca vivió y escribió gran parte de su obra el escritor gallego Gonzalo Torrente Ballester (La saga/fuga de J.B., Filomeno a mi pesar, El rey pasmado). Salamanca es la tierra natal de "El lazarillo de Tormes".
Buen comercio en toda Salamanca, en general. En especial, zapaterías, con buena relación calidad /precio.
Muchos portugueses celebran su "reveillon" en Salamanca.
Uva blanca de la sierra, manzanas reineta de la sierra, bebida clara (cerveza y gaseosa). Farinato, chanfaina.
Bares de Tapas del Barrio de Garrido
Destacable web salmantina "Minuto Digital".
La empresa MRW no se presta a ser complice en la fechoria zapateril de la destruccion del Archivo de la Guerra Civil de Salamanca.-
4.000 almas se manifestaron el 3-1-2.006 por la integridad del Archivo de Salamanca.
Magistral post sobre el tema del Archivo de Salamanca y el Quijote en el Blog pòrtugues "My guide to your galaxy", de fecha 8-1-2.006.
Inaugurado el Museo del Comercio (Paseo del Rollo/Campoamor)
Meterse con Salamanca....trae mala suerte....criticas de Bono a Maragall.....
Cesada la mallorquina Catalina Mieras
Enviar um comentário