sexta-feira, novembro 26, 2004

Guia hispânico (4)

Hugh Thomas - El Imperio Español - De Colón a Magallanes (2003)
É grande a quantidade (e qualidade) de hispanistas britânicos, em particular na historiografia. Em Cambridge parece existir um interesse sem fim pelos mistérios da "pele do touro"... Hugh Thomas, ao qual se deve um clássico sobre a Guerra Civil, fez sair há pouco tempo uma síntese sobre a construção do Império Espanhol. É sintomática a inexistência de uma tradução portuguesa e a improbabilidade de vir a existir. Na verdade, o interesse e conhecimento sobre estes assunto está, entre nós, reduzido a meia dúzia de superficialidades. A mais recorrente consiste na contraposição do modelo de expansão português, supostamente benévolo, frente ao modelo castelhano, supostamente malévolo. É algo que não resiste às mais elementares realidades (nomeadamente o carácter intrinsecamente esclavagista do empreendimento lusitano - tráfico negreiro), mas que persiste como legado de uma percepção nacionalista do nosso passado. Mais além de anacronismos valorativos e insensatos relativismos culturais, o empreendimento castelhano é dotado de uma grandeza civilizacional ímpar! O maior mérito desta síntese consiste, precisamente, em nos fornecer dados para se avaliar a dimensão dessa obra. Além disso, é sempre um prazer penetrar numa narrativa historiográfica liberta dos (pre)conceitos estruturalistas, à boa maneira das academias anglo-saxónicas. Enfim, história pura e dura, com factos, nomes e apelidos.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

2 comentários:

Anónimo disse...

É nessa linha que se encontra Geoffrey Parker, considerado o mais importante historiador da actualidade. O seu interesse pela "pele do touro" levou-o à escrita de " El ejército de Flandes y el camino español" (1991); "La gran estategia de Felipe II" (1998) e "Filipe II" (2001. No último livro, "El Éxito Nunca Es Definitivo"- dedica quatro capítulos aos problemas de Felipe II, mostrando como "inclusive os maiores impérios se desintegram, dado o efeito devastador de contradições internas ou ambições não realistas" e contrasta a campanha da Armada espanhola de 1588 com a Armada holandesa do século seguinte.
Mesmo num olhar rápido, parece-me estar na tal linha dos historiadores britânicos e ser uma obra lúcida. Principalmente, mais um contributo para a História em geral, pois Parker, para além dos problemas hispânicos examina dez casos na Europa dos séculos XVI e XVII.

Anónimo disse...

No capítulo V de "El Éxito Nunca Es Definitivo", Parker desvenda o porquê da atenção especial aos temas espanhóis: "John Elliott fue el primero en despertar mi interés por la España de los Hasburgos, en 1964, cuando, siendo yo todavía estudiante, asístí a sus clases en la Universidad de Cambridge.(...) era evidente la pasión de Elliott por el Imperio Español. En medio de una clase sobre Felipe II, se volvió a un mapa de Europa y dijo: Uno de los grandes misterios relativos al poder de los Habsburgos es como España consiguió enviar tanta riqueza y tantos soldados a la guerra en los Países Bajos. No podían ir por mar, debido a la amenaza de la flota inglesa y de la holandesa, de modo que Felipe II creó una ruta terrestre alternativa desde Milán a Bruselas, que los contemporáneos llamaron "el Camino de los Españoles". Este problema de logística me fascinó y decidí, entonces y después, ocuparme del "misterio" y resolverlo."

TC