domingo, novembro 28, 2004

Guia hispânico (5)

Bigas Luna - Jamón Jamón (1992)
O barcelonês Bigas Luna é um dos mais importantes realizadores espanhóis. O seu cinema caracteriza-se pela orignalidade e vanguardismo, através de argumentos insólitos e imagens com impacto (quase sempre de carácter erótico). Começou na publicidade e esse facto nunca deixou de ser manifesto. O primeiro filme dele que vi, em finais dos anos 70, foi Bilbao - cuja protagonista, ostentando esse "nome de guerra", era uma prostituta de Barcelona. Retive-o na memória pelo seu decandentismo canalha. Hoje em dia tem uma consolidada carreira de realizador, mas a sua criatividade não se resume ao cinema. (Página web)
Jamón Jamón merece destaque por vários factores. O argumento é, como de costume, bizarro. Imagens de impacto são ainda mais sugestivas, talvez, do que em qualquer outro dos seus filmes. Assim, temos uma cena em que Javier Bardem, nu, lida um touro pela madrugada. Temos também a constante utilização como ponto de encontro de um desolado baldio, sob um dos emblemáticos placards da Veterano Osborne (o touro preto que domina as estradas de Espanha). São, enfim, imagens que concitam um sem número de referências de uma Espanha profunda... Há também sons sugestivos, como o bolero Otra Vez, cantado por Moncho. O filme passa-se numa desértica paisagem aragonesa, numa pequena localidade que se estende ao longo de uma estrada movimentada. Predominam cenas entre um café e um bar nocturno, daqueles que costumam ser frequentados por camioneros. Foi um dos filmes espanhóis com maior êxito comercial, pelo impacto do seu erotismo e... por Penélope Cruz. Em relação a esta última, é de notar que se trata do seu primeiro filme e aparece-nos aqui muitíssimo jovem, num absoluto esplendor. Chegou e causou logo impacto... É com deslumbramento que apreciamos a bela actriz em início de carreira, ainda, digamos, não contaminada pelo estatuto de fama global. Visto a posteriori, isto acaba por reforçar o carácter de cult movie.
Este filme já passou na nossa TV, pelo menos uma vez. Não há uma edição portuguesa em DVD, mas houve uma edição em VHS para venda e aluguer. Não me lembro do título que recebeu cá - não foi uma tradução literal (seria "Presunto Presunto" - algo desgracioso e despojado da expressividade idiomática original...).
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

4 comentários:

officer nice! disse...

...soy un perro negro y callejero, sin hogar sin hembra y sin dinero!

Anónimo disse...

Xamón, xamón (en galego)

Anónimo disse...

Presunto criminoso....

Anónimo disse...

Huevos de oro