Carlos Cano (1946 - 2000)
Este cantautor granadino esteve na primeira linha da recuperação da copla (canção tradicional espanhola). Contribuiu decisivamente para um movimento de homenagem e modernização deste género, procedendo a um cruzamento entre tradição e inovação. Espírito generoso e solidário, Carlos Cano foi coerente com os seus ideais, traduzindo-os em empenhamento político. Sentimento que foi, aliás, transposto para a música popular de outros povos deste nosso tão desconhecido mundo. A nossa Amália teve nele um fiel devoto - facto que se traduziu concretamente naquele que foi o maior êxito da sua carreira - María, la Portuguesa. Uma bonita canção com inevitáveis ecos fadistas, ou não estivessem presentes acordes de guitarra portuguesa através de António Chainho... É o tema que abre Quédate con la copla, álbum de 1987. Espanta, espanta verdadeiramente que pouquíssimos ecos desta arrebatada e inspirada declaração de amor pelas coisas portuguesas tivessem cá chegado, tanto mais que foi mesmo um êxito em Espanha! É, enfim, uma outra vertente do velho complexo...
1 comentário:
Buena versión de María la Portugueza, también la de Lenita Gentil
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