sábado, fevereiro 17, 2007

Andalucía (19)

Alpujarra Oriental in Andalucía es de cine (2002)

Alpujarra (ou Alpujarras) é uma região situada entre a Sierra Nevada e as montanhas do litoral, no sudeste da província de Granada. É montanhosa e o seu povoamento (pouco denso) dispersa-se por apertados vales. Alguns desses vales têm microclimas que determinam uma flora distinta da que predomina nesta parte da Peninsula. Com efeito, podem-se encontrar aqui, quase lado a lado, áreas de densa florestação e áreas desérticas.
Tem uma história densa e convulsa. Foi um dos mais importantes redutos da população mourisca que, após a queda do Reino de Granada, decidiu permanecer. Foi aqui que, em finais do século XVI e início do século XVII, ocorreu o mais grave levantamento mourisco. Foi implacavelmente afogado em sangue e determinou a expulsão do que restava desta comunidade para o norte de África. O seu vazio foi parcialmente ocupado por algumas vagas colonizadoras vindas do norte, nomeadamente da Galiza. Por essa razão são visíveis indícios de raízes galegas que podem parecer, à primeira vista, insólitos em bandas tão meridionais. Tais indícios vão desde apelidos familiares até à toponímia. Entremeados com dominantes vestígios mouriscos, ajudam a configurar uma peculiar identidade alpujarreña.

Com tão ricos antecedentes, ainda por cima bem conservados pelo grande isolamento geográfico, a Alpujarra é um catálogo de história e geografia. Não por acaso, o hispanista inglês Gerald Brenan escolheu a região para viver.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabia decisión de Felipe III (Cervantes dixit)