quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Mediterráneo / Mediterrània (39)

click to comment
Joan Manuel Serrat - Mediterráneo (1971)

Eis um artista e um álbum dos mais importantes da música espanhola. Foi no seu tempo um exemplo de convergência da crítica com o sucesso comercial, assim como um dos símbolos de uma nova Espanha que começava a tentar libertar-se das amarras do franquismo. O tema que dá nome ao álbum adquiriu um tal impacto que, pelo menos para o público espanhol, não ficou jamais confinado ao simpático baúl de los recuerdos. Efectivamente, tem sido desde então tocado na rádio com assiduidade e o álbum continua a vender ano após ano.
Serrat conquistou uma posição privilegiada na cena musical espanhola, como cantautor de referência. Compreende-se esse lugar privilegiado, sobretudo pela grande valia do que fez nos primeiros vinte anos da sua carreira. Quer em catalão, (sua língua paterna), quer, em castelhano (sua língua materna), construiu uma importantíssima obra, em quantidade e qualidade. Foi um dos mais inspirados impulsionadores da nova cançó. Além disso, musicou grandes poetas castelhanos (Miguel Hernández, Antonio Machado...). A partir dos anos 80 começou a perder algum fulgor criativo, mas manteve-se sempre no primeiro plano através de digressões e edições discográficas assíduas, alternando álbuns em catalão e castelhano.
Recorde-se este momento alto da carreira deste barcelonês de Poble Sec, cantando um Mediterrâneo inspirador...

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Web: Joan Manuel Serrat - Página oficial

Web: Joan Manuel Serrat - Un temps de cançons

Web: Joan Manuel Serrat in Wikipedia



Joan Manuel Serrat - Mediterráneo in Mediterráneo (1971)

Espanha - 03/01/1972: #01 Top Álbuns (52 semanas em lista)

Fonte: Fernando Salaverry - Sólo éxitos: Año a año (1959 - 2004)

2 comentários:

Anónimo disse...

El Mediterráneo de Serrat es todo un clásico, considerado por la crítica como uno de los mejores discos en español de todos los tiempos, y el tema Mediterráneo ha sido elegido el más popular por el público.
Ese LP contiene joyas como Lucía, Aquellas pequeñas cosas o Pueblo blanco, es en su conjunto un disco magnífico. El mejor y más reconocido disco de Serrat en castellano.

Margarida V disse...

A tus atardeceres rojos
Se acostumbraron mis ojos
Como el recodo al camino
Soy cantor, soy embustero
Me gusta el juego y el vino
Tengo alma de marinero
Y que le voy a hacer si yo...
Nací en el Mediterraneo

todo un poeta!!