domingo, dezembro 31, 2006

American dream (7)

David Frankel, Tom Hanks, David Leland, Richard Loncraine, David Nutter, Phil Alden Robinson, Mikael Salomon, Tony To - Irmãos de armas (Band of brothers) (2001)

Em todas as épocas o pacifismo tem sido, geralmente, um perigo. Sucede que, em muitas circunstâncias, é, objectivamente, um incentivo à guerra. A violência está na natureza humana e não se deve ignorar o facto. São algumas das ideologias que encaram a possibilidade da guerra e fomentam a preparação activa para tal, que melhor contribuem para as evitar ou minimizar.
Nos Estados Unidos o pacifismo nunca teve força, excepto quando, nos anos sessenta, se desenvolveu um vasto movimento juvenil contra a Guerra do Vietname. Para além do facto de, em vários sectores na sociedade norte-americana, imperar, inclusivamente, o que se pode designar como uma cultura de violência (facto, obviamente, muito negativo), a verdade é que a disposição dos Estados Unidos para a guerra tem sido uma benesse para a humanidade. Basta pensar que sem a sua intervenção a agonia da Grande Guerra de 1914-18 ter-se-ia prolongado e que, na II Guerra Mundial, o nazismo não teria sido derrotado; que, no final da Guerra Fria, graças à sua capacidade de dissuasão militar o comunismo não teria sido derrotado; que, hoje em dia, nos encontraríamos ainda mais indefesos frente ao megaterrorismo islâmico.
Esta série televisiva, da HBO, luxuosamente editada em pack DVD, lembra-nos como foi decisiva a participação norte-americana no desenlace da II Guerra Mundial. Como quase sempre sucede, muito do que de bom passa na televisão escapa-me. Felizmente, que de forma inesperada acabei por ver a edição em DVD. Deve-se salientar a qualidade técnica irrepreensível, a todos os níveis. Contudo, o mais importante é que mostra de uma forma extremamente realista o que é a guerra. Neste particular, só conheço um precedente com tal grau de rigor, O resgate do soldado Ryan. Para quem teima ignorar o que é essa realidade, talvez seja adequado uma imersão nesta série. Note-se que se baseia em histórias verídicas, que ocorreram com uma divisão de elite das forças aerotransportadas em cenários de guerra europeus (Normandia, Holanda, Bastogne, Hagenau...). Tanto assim é, que há o cuidado da ficção nunca se desprender de um tom de documentário - algo que é evidente, por exemplo, com a integração dos depoimentos de veteranos combatentes, que, em cada episódio, começam por fazer uma introdução. Finalmente, registe-se que a série é dirigida por distintos realizadores, entre os quais figura Tom Hanks. Cada um imprime um estilo um pouco diferenciado de episódio para episódio, o que, dado o formato em questão, é pertinente e enriquecedor. De notar, finalmente, que a página web da série constutui um autêntico guião histórico complementar (hiperligação em baixo). Produtos como este são uma verdadeira lição de história - um memorial em honra de todos aqueles que com extrema coragem e sacrifício lutaram e morreram pela liberdade!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Info IMDb
Página web Oficial

Sem comentários: