sábado, abril 11, 2009

Napule e'... (10)

Nápoles no Google Earth (1)
Nápoles é uma das cidades italianas que está abrangida por um dos mais recentes recursos do Google Earth, o Street View. Com efeito, este recurso, além, de muitas áreas urbanas dos Estados Unidos, abrange já áreas urbanas da Grã-Bretanha, Holanda, França, Espanha e Itália. É um recurso que merece ser apreciado, não só para efeito de necessidades práticas de viagens, mas também como forma de ter mais algum conhecimento do mundo; pode ser, enfim, um certo exercício de turismo virtual...
Nesta panorâmica pode-se apreciar uma parcela da Baía de Nápoles, com o Vesúvio ao fundo. Em primeiro plano, vê-se o casario do Bairro Espanhol - o mais castiço bairro napolitano. Cheguei aqui, aliás, subindo, foto após foto, por uma inclinada ruela desse famoso bairro. De algum modo experimenta-se o seu ambiente peculiar.

Nota: clicando na foto obtém-se ampliação.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Google Earth é, sem dúvida, um recurso fantástico! É a possibilidade de "viajar" pelo mundo sem sair de casa.
Nápoles foi uma boa escolha. A esta bela cidade sempre associei o comediante Totó, fan que era dos seus filmes. No meu imaginário sempre estiveram, também, o Vesúvio e Pompeia. Pelos piores motivos, associo a Nápoles essa tragédia italiana que é a Máfia. Mas a uma região que não goza da mesma prosperidade do norte, existem muitos outros problemas, como o que ocorreu com o lixo, cujo tratamento está sob a alçada da Máfia local e teve a extensão que se conhece.
Tal como alguém escreveu, Nápoles é a cidade das mil contradições...


tc