quarta-feira, novembro 28, 2007

Mariachi y tequila (46)

click to comment

Juan Gabriel / Rocío Dúrcal - Juntos otra vez (1997)
Um encontro várias vezes repetido foi o desta parceria hispano - mexicana. Está ainda fresca a comoção provocada pelo falecimento recente de Rocío Jurado. Começou a sua carreira nos anos 60 como uma das chicas pop que ajudaram a dar um toque de modernidade no cenário artístico espanhol de então. Nos anos 70 a sua carreira enveredou pelo cançonetismo. Nesse plano, consolidou a sua projecção. Na verdade, esta opção por uma via convencional foi, no seu caso, valorizada pela elegância de estilo e por uma voz de fino timbre. Contudo, algo se constituiu como diferencial na sua carreira. Sucede que, em finais da década de 70 começou a desenvolver uma carreira paralela no México, país pelo qual se apaixonou numas daquelas digressões hispano-americanas comuns aos artistas espanhóis. Mas este facto adquire muito mais significado porque Rocío passou a interpretar um repertório de música ranchera, através, sobretudo, de temas de Juan Gabriel. Fê-lo com competência tal que não desmerece como herdeira das mais consagradas do género (Lola Beltrán, Lucha Reyes, Amalia Mendoza). Assim se tornou muito popular no México e ajudou a reavivar o interesse pela música popular mexicana em Espanha. Na sua discografia, entre os vários álbuns convencionais, há alguns exclusivamente dedicados a rancheras. Este é o último e, provavelmente, o melhor.
Juan Gabriel é um artista bizarro. Desde logo, pela sua assumida homossexualidade. Depois pelo seu carácter artisticamente multifacetado. É compositor e intérprete de estilos diversos, mas uma parte substancial da sua produção é música
ranchera. Tem muitas e excelentes composições rancheras. Neste álbum há uma cabal demonstração deste particular talento. Ainda por cima, o dueto e partilha entre Gabriel e Rocío funcionam com a cumplicidade própria de quem se conhece bem, se estima e entende a alma bravia e festiva desta música. Ainda por cima, a produção é do melhor que se encontra no género - absolutamente esmerada, com um mariachi de qualidade superlativa.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Juan Gabriel / Rocío Dúrcal - ¿Sabes por qué? in Juntos otra vez (1997)

1 comentário:

Margarida V disse...

já ouviste a shaila durcal?