terça-feira, novembro 27, 2007

Mariachi y tequila (44)

click to commentclick to comment

José Alfredo Jiménez - Las 100 clásicas (2000)
Trata-se de uma formidável colectânea, com uma qualidade de edição que contrasta com a maioria das que vão surgindo no mercado e abrangem os géneros menos comerciais. Só faltam as letras... Mas, mesmo assim, não deixa de ser um autêntico compêndio da música ranchera através de um dos seus maiores vultos de sempre: José Alfredo Jiménez.
Foi compositor e, mais tardiamente, intérprete. Como compositor notabilizou-se por temas que começaram por se tornar famosos na voz de Jorge Negrete, Pedro Infante e Miguel Aceves Mejia. Compôs também o bolero La media vuelta, tendo este transcendido o universo ranchero. Como intérprete, em gravações efectuadas nos anos 60, deixou um registo emocional que veio enriquecer um estilo até então um pouco estereotipado. Na verdade, carecia de qualidades vocais académicas, mas tinha um sentimento desgarrado e uma alma que sobejamente as compensavam.
São inúmeros os temas magníficos que sobressaem neste conjunto de 100, mas, ainda assim, atrevo-me a destacar três: La estrella de Jalisco, Ella e Cuando el destino.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


José Alfredo Jiménez - La estrella de Jalisco (1971)

Sem comentários: