quinta-feira, outubro 04, 2007

Guía hispânico (26)

click to commentclick to comment
Hugh Thomas - La conquista de México (1993)
Este historiador tem já uma obra que o credita como um nome importante na extensa lista de hispanistas britânicos. Há, contudo, dois factores que o distinguem nessa insigne galeria: 1) não tem incidido exclusivamente na história contemporânea; 2) tem ideias conservadoras. Com efeito, já na anterior monumental síntese, El imperio español, se tinha embrenhado na expansão castelhana, entre a viagem inicial de Colombo e a de Magalhães. Com outra síntese de fôlego, La guerra civil española, tinha feito como que o ponto da situação do estado da arte historiográfica sobre essa matéria, nos anos 90. Duas áreas muitas distintas, dir-se-ia, mas que assinalam traves mestras para a compreensão da Espanha moderna e contemporânea.
Em El imperio español, a conquista do México já merecia extenso destaque. Aqui temos um desenvolvimento minucioso da saga de Cortés. É matéria fascinante em si, como exemplo de choque de civilizações e ponto de partida de um processo de mestiçagem cultural. Mas há um fascínio adicional para os historiadores avisados: desfazer mitos que decorrem da visão anacrónica com que muitas vezes tal choque é apreciado. Foram mitos que constaram da visão tradicional do nacionalismo espanhol. São ainda outros mitos que continuam vigentes na visão hipercrítica racionalista, afim à sensibilidade das esquerdas, digamos, e que têm tido livre curso na percepção comum. São mitos opostos, mas nocivos à compreensão da história e, portanto, devem ser denunciados. Porém, não estamos perante uma obra articulada em torno da denúncia, nem de qualquer outro proselitismo. Nada disso! Temos um criterioso levantamento de factos, contrastados e acompanhados de perspectivas de enquadramento. É precisamente a sobriedade e o bom-senso que acabam por desencadear um posicionamento naturalmente alheio a tais mitos.
O México acabou por se tornar uma realidade mestiça de incomensurável riqueza e em poucos lugares do mundo encontraremos algo de tão fascinante a este nível! O fascínio desata-se imediatamente nas peripécias únicas da conquista, em que determinados detalhes podem adquirir um significado crucial. São páginas que se lêem como num romance fantástico ou como em certas parábolas bíblicas, seja pela trama de acontecimentos extraordinários, seja pelas abundantes lições de vida. Vejamos uma, bem conhecida e absolutamente sintomática: Perante os desafios de um Mundo Novo, frente a perigos desconhecidos, Cortés, contrariando as instruções que recebera, manda destruir os barcos que os conduziram até esse ponto - um ponto de não retorno. A ele e aos seus 500 homens só restariam duas opções: conquistar ou morrer!

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10


1 comentário:

Anónimo disse...

¡Viva España!