Asturias - La Mirada del Viento (2006)
Multiplicam-se os documentários de panorâmicas aéreas de Espanha. O rol é cada vez mais extenso: A Vista de Pájaro (toda a Espanha - o pioneiro); Catalunya des del Aire (Catalunha); La Mirada Mágica (País Basco); Terra e Vento (Galiza); Andalucia es de Cine (Andaluzia); Madrid desde el Aire (Comunidade de Madrid); Entre el Cielo y la Tierra (toda a Espanha); Un Paseo por las Nubes (Canárias); Un Paseo por las Nubes (Castilla - La Mancha). O último que acabei de conhecer é este: La Mirada del Viento (Astúrias). Foi distribuido com o jornal diário de maior tiragem de Astúrias, La Nueva España. Não se limita a ser uma colecção de 14 DVDs, com cerca de 45 minutos cada um, pois há também um livro que acompanha cada DVD.
Recém-chegado ao rol, esta colecção também demonstra méritos para se tornar uma referência. Não se trata apenas da privilegiada matéria-prima (as paisagens asturianas) - a qualidade técnica e o conceito são excepcionais. Na verdade, o conceito não varia muito do modelo dominante, só que é superior no detalhe. Este facto manifesta-se na quantidade e natureza das informações transmitidas pela locução, na aproximação das imagens tomadas de helicóptero e na adequada lentidão dos travelings de câmara. Além disso, há também imagens tomadas do solo e no interior de alguns edifícios importantes. Destaque-se ainda a banda sonora musical, de Manuel Pacho. Exclusivamente instrumental e dominada por teclados electrónicos, sugere constantemente tons e ambientes que vulgarmente se convencionaram designar como célticos. Seja como for, é particularmente adequada às paisagens asturianas e evoca eficazmente a música popular da região. Para quem ainda ignora a espectacularidade da "Espanha Verde" esta colecção pode ser o início de uma surpresa.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10Recém-chegado ao rol, esta colecção também demonstra méritos para se tornar uma referência. Não se trata apenas da privilegiada matéria-prima (as paisagens asturianas) - a qualidade técnica e o conceito são excepcionais. Na verdade, o conceito não varia muito do modelo dominante, só que é superior no detalhe. Este facto manifesta-se na quantidade e natureza das informações transmitidas pela locução, na aproximação das imagens tomadas de helicóptero e na adequada lentidão dos travelings de câmara. Além disso, há também imagens tomadas do solo e no interior de alguns edifícios importantes. Destaque-se ainda a banda sonora musical, de Manuel Pacho. Exclusivamente instrumental e dominada por teclados electrónicos, sugere constantemente tons e ambientes que vulgarmente se convencionaram designar como célticos. Seja como for, é particularmente adequada às paisagens asturianas e evoca eficazmente a música popular da região. Para quem ainda ignora a espectacularidade da "Espanha Verde" esta colecção pode ser o início de uma surpresa.
1 comentário:
La locucion de Jose Maria del Rio vale un potosí en este tipo de documentales.....
Enviar um comentário