sexta-feira, novembro 04, 2005

Noites tropicais (8)

Elis Regina / Tom Jobim - Elis & Tom (1974)
Que dizer de um álbum destes? Quem não o conhece vive nas trevas. Dois génios juntam-se e dá nisto... Ontem, um amigo meu sugeriu-me que seria adequado dedicar um post a este que ele crisma como "o álbum dos álbuns" e dei por mim a dar-me conta como é bom reouvi-lo com regularidade para exercitar a sensibilidade e a emoção... Muito se pode dizer sobre Elis e Tom Jobim. Vou limitar-me a levantar algumas pontas marginais: 1 - Há algo de canalha na voz de Elis; 2 - Há uma encantatória cadência melódica na inspiração jobiniana, digamos, uma intrínseca brasilidade; 3 - Há, no final de Águas de Março uma displicente e cúmplice risada que traduz um espírito de arte pelo prazer, ao qual os espíritos finos e tocados pela graça acedem com naturalidade; 4 - Há ainda a voz de Tom, frágil e sempre no fio da desafinação, que soa aqui e ali de forma oportuna numa demonstração de como a perfeição não dispensa adoráveis imperfeições...; 5 - Há, enfim, Inútil Paisagem, que encerra a função, e é entre tantas jóias, a minha jóia preferida, a mais eloquente tradução musical do abandono e da solidão amorosa...
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

3 comentários:

Anónimo disse...

Acabo de descobrir que...vivo nas trevas. Assim sendo,"O álbum dos álbuns" é muito mais que uma "noite tropical" qualquer, é VINTAGE... Ouvi alguns trechos. Quanto à tal "jóia", depende da perspectiva de quem a ouve - para mim, neste momento,
é a mais eloquente tradução musical da saudade...

TC

Anónimo disse...

Recomendacion de programa de Radio : Camino del Sur, Domingo de 9 a 11 de la noche, en Cadena 100. Presenta: Cesar Vidal Manzanares. Música del Sur de EEUU

Anónimo disse...

En frecuencia modulada.....