terça-feira, novembro 22, 2005

Para siempre boleros! (13)

Gostei de O Amigo da Música dedicado ao bolero. Os temas seleccionados eram todos, pelo menos, bonitos. Nestas matérias, porém, é difícil satisfazer os mais exigentes. Para mim, subjectivamente, pecou pela falta de certos artistas que pessoalmente prefiro e objectivamente pecou por ser uma selecção de escassa representatividade. Entre os consagrados apenas foram incluídos Lucho Gatica e Los Panchos. É difícil imaginar um programa deste tipo sem Armando Manzanero, Olga Guillot, Tito Rodríguez, La Lupe, Antonio Machin... Por outro lado, torna-se difícil entender a ausência de alguns dos mais míticos boleros: Inolvidable; Tú me acostumbraste, Esta tarde vi llover, Bésame mucho; La Barca; Solamente una vez.... Contudo, o programa teve o mérito de lembrar que existe um território do bolero cantado em português, com sotaque do Brasil. Território marginal, é verdade, mas nem por isso susceptível de ser ignorado... Dick Farney, Cauby Peixoto e, obviamente, O Rei - Roberto Carlos. E pensar que ficaram de fora Miltinho, Agnaldo Timóteo e Ângela Maria, sem contar que a própria Elis tinha um bom punhado de boleros no seu repertório... Mas, voltando a Roberto Carlos, é necessário ter em conta que tem, ao longo da sua vasta discografia, bem mais do que um punhado de boleros, é certo que geralmente não identificados como tal, mas com sabor e cadência bem próprios do género. Café da Manhã, o tema de Roberto Carlos escolhido por José Nuno Martins, assim como o tema cantado em duo por Ana Belén e Antonio Banderas foram os pontos mais altos da selecção.

5 comentários:

Anónimo disse...

Alerta alimentaria en España con leche Nestlé.

Anónimo disse...

Leche Nidina

Anónimo disse...

Também gostei de "O Amigo da Música". No entanto, para os iniciados como eu, gostava de mais algumas explicações. O anúncio do programa criava essa expectativa. É claro que não conheço os condicionalismos do programa, e depois, JNM, é acima de tudo o "amigo da música".Estava longe de imaginar que o "rei" cantava boleros e que o António Banderas tinha voz para estas coisas... Amanhã, domingo, no mesmo horário, "O amigo..." é dedicado a Aznavour. Mas isso é para outros gostos...


TC

Anónimo disse...

Esta semana "O Amigo da Música" é o amigo das Caraíbas. Salsa, merengue, rumba, etc.,para quem gosta e para os que não conhecem, mas gostam de novidades. Eu vou ouvir.

TC

Anónimo disse...

Roberto Carlos cantando boleros? Quando? Onde? Mostre-me para eu ver...