domingo, março 20, 2005

Guia hispânico (11)

Hugh Thomas - La Guerra Civil Española
Oxford tem sido um alfobre de hispanistas. Hugh Thomas é um dos mais destacados. Esta obra, primeiramente editada em 1976, foi reeditada em 2001 em dois volumes, formato paperback. É um clássico sobre a Guerra Civil, uma das melhores sínteses que existem sobre o tema.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

4 comentários:

Anónimo disse...

Desconheço a data de publicação dessa obra, mas sei que durante o franquismo os únicos livros sobre a Guerra Civil espanhola foram escritos por historiadores britânicos. Actualmente, outros estrangeiros, como Gunter Grass dizem continuar a comover-se com este tema.
Por motivos de trabalho, passam-me pelas mãos as mais variadas obras e posso, assim, atestar o grande interesse, nos últimos anos, pelos períodos relativos à pré-guerra, à guerra e ao pós-guerra civil, por parte de alguns autores. Destaco três, de entre várias: " El ultimo viaje de Eliseo Guzmán" (Bueno alvarez), La Sombra de la Guerra" (Juan Benet) e "La Voz Dormida" (Dulce Chacón) - todos eles muito bem aceites pelo público. De notar que o meu conhecimento se limita a uma parte - poderosa, é certo - do mundo editorial espanhol. Sei, no entanto, que no universo deste mercado são muitos os títulos sobre o tema que as várias editoras continuam a publicar, com sucesso.
A revista DELIBROS , no seu nº 167, afirmava que " en estos tiempos lo más "in" es publicar libros sobre la guerra civil y la transición". Pessoalmente, acho que não é um tema que se escolha por acaso ou por modas; acredito que há um interesse muito particular, principalmente por parte de uma geração que já está algo distanciada e sente que deve romper o silêncio e revelar uma parte da história de Espanha a quem nada lhes contou...

TC

Anónimo disse...

Sobre la Guerra Civil : Pío Moa y Cesar Vidal.

Anónimo disse...

Sobre la Guerra Civil: Arrarás y Ricardo de la Cierva.

Anónimo disse...

Stanley Payne