sábado, fevereiro 14, 2009

Memória do futebol (12)

Benfica: O mito dos 6 milhões
As informações sobre popularidade dos clubes de futebol são um terreno movediço que exige cautelas, já que mexe com muita paixão. Um exemplo: os 6 milhões de benfiquistas - mito que releva da megalomania. Nada sustenta esse número, na medida em que, na melhor das hipóteses, abrange todo o universo de adeptos de futebol em Portugal. Por outro lado, a diáspora da emigração portuguesa, se bem que extensa (para a proporção do universo de origem), está longe de significar um alargamento de grandeza absoluta que viabilize tal fantasia. Nem, tampouco, se se tiver em conta a população dos PALOPS que fala efectivamente português, e que podemos considerar aculturada, a qual, no total, mal passará dos 10 milhões (sobretudo, à conta de Angola).
Ora bem, pois sucede que recente sondagem da Sport+Markt confirma tudo o que admitia como provável: o universo dos que aqui em Portugal gostam de futebol é de 4,7 milhões. Os que fora de Portugal, na Europa, torcem por clubes portugueses são 2 milhões. Mas... mais interessante: o Benfica é, efectivamente, o clube português, de longe, com mais adeptos, mas são... 2,2 milhões. Em segundo, o FC Porto, com 1,3 milhões e, em terceiro, o Sporting, com 1,1 milhões. Adicionados os adeptos na Europa os resultados são estes: 2,9 (SLB), 1,9 (FCP) e 1,8 (SCP) milhões, respectivamente.
No fundo, estes dados encaixam nos que, em 1992, foram publicados por
A Bola, como resultado de uma extensa sondagem: Benfica - 40%; Sporting - 20%; FC Porto - 19%. Uma tendência anotada nessa sondagem apontava num sentido que, entretanto, se confirma: forte reforço do FC Porto pela maior penetração entre os jovens. Ver notícia do Expresso on line que reporta esta sondagem: Benfica só tem 2,2 milhões de adeptos.

3 comentários:

J.M.Vargas disse...

Seja como for, não deixa de ser extraordinário que cerca de metade dos adeptos do futebol no nosso País sejam do Benfica. E considerando a proporção de adeptos em relação ao número total de habitantes, será difícil encontrar um país em que um clube reúna uma tal massa de adeptos.
E já não falo na qualidade, nem no fervor clubístico, que as estatísticas não medem.

Anónimo disse...

Essa dos 6 milhões......mas são cada vez menos, felizmente.

Contudo, o que me preocupa é que os jovens não se viram para o meu clube-VERDE-mas sim para o azul!

Seve

Anónimo disse...

Bom post sobre futebol!