domingo, fevereiro 22, 2009

Memória do Futebol (13)

Europa Top100 2007/2008 - Média de espectadores / Clubes de futebol
A litania recorrente sobre as baixas assistências do futebol português não tem base objectiva de nenhum tipo. Seja sob que perspectiva forem analisados os dados estatísticos, nada permite adoptar tal tese. Aqui fica uma achega: o Top100 das médias de espectadores de clubes nas ligas nacionais europeias na época 2007/2008 (Excluída a Turquia por falta de dados).
Portugal está presente com 4 clubes, 3 dos quais no Top50; de notar que FC Porto e Benfica estão, inclusivamente, no Top40, à frente de clubes como Juventus, AS Roma, Lazio, Fiorentina, Torino, Everton, Tottenham Hotspur, PSV, Olympique de Lyon, PSG... São indicadores impensáveis para os demais países da ordem de grandeza de Portugal, como é o caso da Grécia, República Checa, Bélgica, Hungria, Sérvia e Áustria.
Outros indicadores confirmam que, de facto, nesta matéria, Portugal só é ultrapassado pelas 5 grandes ligas, mais a Escócia e a Holanda. Em termos relativos, comparativamente com o número de habitantes, só será ultrapassado, eventualmente, por estes dois últimos.

(Clicar sobre a imagem, a fim de se obter a visualização da lista)



Fonte: European Football Statistics

Sem comentários: