sábado, fevereiro 25, 2006

Los Toros (4)


Goya - Una escena taurina (1824)
Uma amiga enviou-me reproduções de obras de Goya que estão nestes dias em exposição em Nova Iorque (The Frick Collection). A exposição tem como título Goya's Last Works. Abrange, portanto, as últimas obras do pintor aragonês. Desgostoso com a progressiva marginalização a que o absolutista Fernando VII o votou e desiludido com a subsequente experiência do triénio liberal, Goya instala-se em Bordéus em 1824. Aí viveu até à sua morte, em 1828. Sucede que os últimos anos denotam um crescente pessimismo e amargura - as suas obras patenteiam atracção pelo sórdido e macabro. A estampa que seleccionei é um bom exemplo. O tercio de varas está documentado em toda a sua sanguinolenta crueza, tal como era praticado até 1930. Sucede que até essa data o cavalo não levava protecção (peto), de modo que da perícia do picador resultava a possibilidade deste sobreviver ou não às investidas do touro em hastes limpas e íntegras. Hoje o tercio de varas está despojado de dramatismo. O peto é uma autêntica armadura que protege bem o cavalo, mas perdeu-se o âmago da essência da suerte de varas... No passado era muito diferente. Detinha uma extraordinária capacidade emotiva, sendo um momento vibrante em que eram postas à prova o binómio humano força/detreza contra a força bruta animal. Um bom desempenho significava castigar o touro mediante a força, sem afectar as suas capacidades locomotoras, preservando a vida do cavalo mediante a destreza. O picador tinha assim um papel destacado. Sucede, porém, que eram muito frequentes as investidas fatais sobre os cavalos. Raras eram as corridas em que não havia, pelo menos, um, dois ou três cavalos mortos e eram frequentes as que havia em média um cavalo morto por faena. Estavam reservados muitos cavalos para cada corrida, tal como se pode comprovar na informação constante na págima web La Cabaña Brava. Nos resumos informativos das corridas era trivial a relação de cavalos mortos. Era uma arte perigosa para os cavalos, mas também para os próprios picadores, os quais amiudadas vezes também eram atingidos. Até ao último quartel do século XIX havia uma relação íntima entre ambos, pois os cavalos eram propriedade dos picadores que os seleccionavam e treinavam adequadamente para a função. A beleza cruel da lide era infinitamente mais sanguinolenta do que hoje em dia, pois, tal como podemos apreciar na estampa, os corpos esventrados dos cavalos acumulavam-se na arena. O odor e a visão das vísceras, tripas e sangue eram elementos indissociáveis da fiesta...

1 comentário:

Anónimo disse...

Goya também pintou, desenhou e fez gravuras de mulheres. No espaço de poucos dias descobri, por acaso, um catálogo da National Gallery, de 1990, sobre a exposição "Goya's Majas" e o livro " Goya y las mujeres", de Natacha Seseña. No primeiro estão reproduzidas as célebres "Maja desnuda y la Maja vestida", das quais se diz terem sido inspiradas no quadro de Velázquez "La Venus del Espejo". O segundo trata abundantemente sobre as lendárias ligações de Goya com mulheres da sua época - a Marquesa de Pontejos, a Marquesa de la Solana, a Marquesa de Lazán e, inevitavelmente a Duquesa de Alba. Esta última tem merecido há muito a atenção de historiadores e escritores, não só pela relação estreita com o pintor, mas, também por que subsiste a dúvida de ser ou não ela a mulher que posou para a "Maja desnuda y la Maja vestida". Para esta dúvida, muito contribuiu o retrato da Duquesa, a óleo, em 1797 - "La Duquesa de Alba con mantilla"- com um anel na mão esquerda onde se lê "Alba Goya" e escrito na areia, a seus pés "Solo Goya. 1797"...


tc