sexta-feira, janeiro 30, 2009

Salsa y merengue (40)

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Héctor Lavoe - El cantante: The originals (2007)
Na sequência do filme El cantante foi editado o álbum da banda sonora, com as interpretações de Marc Anthony; mas também foi editado um outro álbum, com as versões originais, de Héctor Lavoe. É este aqui em apreço, o qual é uma colectânea oportuna, na medida em que permite uma aproximação mais rigorosa à matéria inspiradora do filme.
Héctor tinha uma voz inconfundível. Nas notas incluídas no encarte do CD, da autoria de Ernesto Lechner, diz-se que era uma "voz profunda e aguerrida". Marc Anthony tem dotes de sonero mas não pode, naturalmente, fazer sugerir plenamente essa voz. E não só. Héctor tinha um jeito muito peculiar de vocalizar, jingando, que se integrava magnificamente na fraseologia rítmica da salsa. Além do mais, tinha uma imagem, digamos, de crooner decadente. Aliás, o que se pode caracterizar como decadente confundia-se com uma pose rufia. A temática de muitas das suas músicas, assim como a sua vida, reforçaram essa imagem, que encontra correspondência num dos seus apodos, "El chico malo de la salsa" e na qualificação do seu estilo como salsa brava. O que pode haver de rebelde na imagem dos modernos soneros é mais pop e, portanto, muito mais convencional.
Héctor Lavoe formou com Willie Colón o tandem que lançou a salsa. Foi com eles que a editora Fania se abalançou no propósito de se tornar numa espécie de equivalente latino da Motown ou da Stax. Viviam-se os finais dos anos 60 e inícios dos 70. Era uma parceria fulcral - um, representava a orquestra; o outro, a voz. Em meados de 70 outro grande nome da salsa, Rubén Blades, tornou-se o sucessor de Héctor como vocalista de Colón. Mas este facto, mais do que uma ruptura, representou a consagração de triângulo, pois continuaram as colaborações, só que a três e entrecambiando desempenhos. Basta referir, por exemplo, que El cantante, o tema emblemático, foi composto por Rubén; tema que, aliás, demonstra uma contundente exuberância orquestral. Refira-se, a propósito, que nas composições deste último, como nas composições e arranjos de Colón, há uma grandiosidade sinfónica que encontra na voz de Héctor a correspondência mais adequada.
Note-se, finalmente, que com abundante informação no encarte e abrangendo gravações do período inicial, em que era o vocalista da orquestra de Colón, esta colectânea é mais completa do que a maioria das que existem de Héctor Lavoe, el cantante de los cantantes.
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Héctor Lavoe - El cantante in Comedia (1978)

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