sexta-feira, agosto 31, 2007

Boulevard Nostalgie (24) (9 remake)

click to commentclick to comment
Nino Ferrer - Nino Ferrer (2001)
Nino Ferrer nasceu em Génova, Itália, mas fez carreira, sobretudo, em França, apesar de não ter deixado de sustentar uma carreira italiana, em paralelo. Nos anos 60 obteve sucesso com temas como Les cornichons, Agata e Mirza. Estava plenamente inserido na onda pop desses tempos. Contudo, desde o início era patente a sua versatilidade, quer pelo carácter jazzy de muitas das suas composições e versões, quer pela sua vocalização soul, quer ainda pelo seu talento em compor baladas melódicas. Com efeito, foi o autor do tema C'ést irréparable, que sairia do anonimato como Un anno d'amore, versão italiana de Mina e, posteriormente, ainda mais, com Luz Casal cantando a versão espanhola, Un ano de amor, num dos filmes de Almodóvar. Dando plena expressão a essa versatilidade, Nino Ferrer, a partir dos anos 70, procurou caminhos musicais vanguardistas e explorou outras áreas artísticas, com destaque para a pintura. Espírito atormentado, acabou por se suicidar, deixando grata memória entre os seus requintados fans.
Esta colectânea ilustra o conjunto da trajectória da sua carreira francesa. Não é um simples CD, já que este está integrado num pequeno livro com abundante documentação sobre o artista e excelente grafismo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Web: Página Oficial

Nino Ferrer - Les cornichons (1966)

terça-feira, agosto 28, 2007

Baúl de los Recuerdos (18)


Karina - El baúl de los recuerdos (1969)

Em finais dos anos 60 a música pop já se estabelecia como padrão em plena ascensão pelo Sul da Europa. Em maior escala em França e Itália, mas também em Espanha e, inclusivamente, em Portugal. É certo que, para cá dos Pirenéus, a existência de regimes conservadores autoritários dificultou mais esse processo, mas, não é menos certo, que não o impediu. Em Espanha ocorreu, até, com impacto. Depois da proliferação espontânea de grupos juvenis que se limitavam a reproduzir os modelos dos novos ídolos anglo-americanos, começaram a surgir grupos e, sobretudo, solistas, cuidadosamente produzidos pelas editoras discográficas. Karina foi, na viragem dos 60 para os 70, um exemplo desta pop espanhola simples, alegre e despreocupada. Entrava em públicos muito diversos e foi um excelente produto comercial, plenamente sintonizada com a imagem juvenil de classe média urbana. Este clip, ornamentando de modo tão kitsch o êxito El baúl de los recuerdos, pode servir como símbolo desses tempos de viragem.


Espanha - 19/01/1970: #05 Top Singles (14 semanas em lista)

Fonte: Fernando Salaverry - Sólo éxitos: Año a año (1959 - 2004)

Baúl de los recuerdos (17)


Danny Daniel - Por el amor de una mujer (1974)

Eis um grande êxito dos anos setenta, que, no entanto, se tornou ainda mais popular na versão de Julio Iglesias. Danny Daniel não tinha um enquadramento tão eficaz na indústria musical (para além de não ter, definitivamente, tão apurado glamour...) e viu como através de uma operação comercial algo oportunista lhe foi arrebatado protagonismo em torno desta sua criação. Ainda assim, a versão do compositor e primitivo intérprete conheceu êxito. É superior em tudo à versão de Julio Iglesias. A voz melancólica é mais autêntica e sintoniza melhor com o genuíno espírito romântico da cançãozinha. Danny Daniel, um artista asturiano, de Gijón, teve uma carreira que perdeu fulgor no final dos anos setenta. Foi dos que foram submersos pelas águas revoltas da cena artística espanhola dos anos 80.

Espanha - 24/06/1974: #03 Top Singles (28 semanas em lista)

Fonte: Fernando Salaverry - Sólo éxitos: Año a año (1959 - 2004)

sábado, agosto 25, 2007

Mediterráneo / Mediterrània (45): Catalunya



Diadas castelleres
No You Tube encontram-se clips que reportam diadas castelleres. Nesta selecção temos um primeiro exemplo que é uma montagem que celebra os 25 anos em que a Colla Vella dels Xiquets de Valls tem vindo a praticar a modalidade castells de 9. O segundo exemplo é um castell levantado num cenário comum, numa praça central, em frente do Ajuntament, em Sant Andreu de Llavaneres - localidade situada poucos quilómetros a norte de Barcelona, na comarca litoral de Maresme. Os outros dois exemplos são de variados castells levantados num cenário especial, ao que parece, na mais importante jornada, em Tarragona, na Praça de Touros. De notar, que o último tem relato e comentário.
As diadas incluem concursos com pontuações estabelecidas para itens de desempenho, onde sobressaem carregar (completar o castell) e descarregar (desfazer o castell ordenadamente). Há várias modalidades (identificadas por combinações numéricas), com distintos graus de dificuldade. As pontuações diferem consoante as modalidades. O início e termo do acompanhamento musical - sempre a mesma melodía e sempre com os mesmos instrumentos (gralles) - obedece a determinadas etapas da construção do castell. A temporada desenrola-se segundo um calendário de festas majors e outras datas festivas tradicionais.
No tempo da ditadura franquista, estes actos eram vistos com desconfiança pelas autoridades, já que a tentativa de os reduzir a inócuas manifestações folclóricas colidia com uma realidade afirmativa de carácter diferenciador e mobilizadora de sentimentos nacionalistas. O apego a estes eventos ainda hoje é exaltado pelo catalanismo.

Web: Coordinadora de colles castelleres de Catalunya
Web: Web Casteller - Calendari d'actuacions

Viagens (55): Barcelona, Girona, Figueres e Montserrat / 2007 (2)

Festa Major de la Vila de Gràcia - X Trobada Castellera 19/08/2007 (2)

quinta-feira, agosto 23, 2007

Viagens (54): Barcelona, Girona, Figueres e Montserrat / 2007 (1)



Festa Major de la Vila de Gràcia - X Trobada Castellera 19/08/2007 (1)
Na minha recente estadia na capital catalã (a quinta) procurei ver coisas que há muito aguardava ter oportunidade de ver. Uma delas era assistir a uma diada castellera - jornada de torres humanas tradicionais, à maneira catalã. Admitia, para tanto, deslocar-me no domingo, 19 de Agosto, a Tarragona, onde, por motivo das celebrações de Sant Magí, havia uma diada castellera na Praça da Catedral. A cidade está numa zona castellera, onde estão implantadas as collas (grupos de castellers) mais famosas. Com efeito, é, sobretudo, nas comarcas meridionais da província de Barcelona (Alt Penedès) e setentrionais da província de Tarragona (Alt Camp) que os castellers gozam de popularidade, havendo competições regulares e assanhadas rivalidades. Porém, dificuldades de vária ordem levaram-me a optar por uma jornada bem mais modesta, levada a cabo nesse mesmo domingo em Barcelona, no bairro de Gràcia, por motivo da celebração da Festa Major local. A miserável climatologia deste verão atípico fez das suas... Choveu (e trovejou) intensamente. A jornada começou tardiamente e acabou por se realizar sem o brilho que merecia. Participaram três grupos: um, local - Castellers de la Vila de Gràcia; dois, forasteiros - Xicots de Vilafranca e a Colla Vella del Xiquets de Valls. Aqui ficam uns clips que ilustram um pouco do que aconteceu. De notar que existe uma técnica que tem vindo a passar de geração em geração, envolvendo as crianças (la canalla), as quais, aliás, têm um papel de destaque, já que as partes mais altas dos castells são construídas por elas, dada a sua ligeireza e destreza. É, enfim, uma tradição característica da força da cultura popular catalã.

Web: página oficial