sábado, agosto 25, 2007

Mediterráneo / Mediterrània (45): Catalunya



Diadas castelleres
No You Tube encontram-se clips que reportam diadas castelleres. Nesta selecção temos um primeiro exemplo que é uma montagem que celebra os 25 anos em que a Colla Vella dels Xiquets de Valls tem vindo a praticar a modalidade castells de 9. O segundo exemplo é um castell levantado num cenário comum, numa praça central, em frente do Ajuntament, em Sant Andreu de Llavaneres - localidade situada poucos quilómetros a norte de Barcelona, na comarca litoral de Maresme. Os outros dois exemplos são de variados castells levantados num cenário especial, ao que parece, na mais importante jornada, em Tarragona, na Praça de Touros. De notar, que o último tem relato e comentário.
As diadas incluem concursos com pontuações estabelecidas para itens de desempenho, onde sobressaem carregar (completar o castell) e descarregar (desfazer o castell ordenadamente). Há várias modalidades (identificadas por combinações numéricas), com distintos graus de dificuldade. As pontuações diferem consoante as modalidades. O início e termo do acompanhamento musical - sempre a mesma melodía e sempre com os mesmos instrumentos (gralles) - obedece a determinadas etapas da construção do castell. A temporada desenrola-se segundo um calendário de festas majors e outras datas festivas tradicionais.
No tempo da ditadura franquista, estes actos eram vistos com desconfiança pelas autoridades, já que a tentativa de os reduzir a inócuas manifestações folclóricas colidia com uma realidade afirmativa de carácter diferenciador e mobilizadora de sentimentos nacionalistas. O apego a estes eventos ainda hoje é exaltado pelo catalanismo.

Web: Coordinadora de colles castelleres de Catalunya
Web: Web Casteller - Calendari d'actuacions

3 comentários:

Unknown disse...

Muito giras essas torres humanas.

Anónimo disse...

Doña Rosa Regás, cesada

Anónimo disse...

Edmundo, muy ilustrativo post sobre los castells catalanes, lástima que no tuvieras mejor tiempo en tu estancia por estas tierras, un abrazo.