Juan & Júnior - Anduriña (1968)
A partir de meados dos anos 60 havia já uma cena musical pop espanhola bem implantada. Havia grupos que eram réplicas dos Beatles. Entre estes, Los Brincos foram os mais populares. Já havia clubes de fans e algum mediatismo, de modo que quando os dois mais populares membros deste grupo saíram abruptamente, houve estrépito. Eram o galego Juan Pardo e o filipino Antonio Morales, de nome artístico, Júnior. Foi um desenlace preparado por produtores discográficos. Imediatamente constituíram um duo e gravaram singles que tiveram grande êxito. O maior de todos foi esta balada de intrínseco sabor galego, Anduriña. Das minhas estadias de infância no Porto, recordo-me de o escutar através das ondas da Radio Popular de Vigo, que se captava bem à noite.
O duo teve uma carreira efémera. As ambições de Juan Pardo e Júnior apontavam em direcções diferentes e desenvolveu-se, parece, rivalidade entre os dois. O primeiro seguiu uma carreira mais discreta, como produtor, embora, com o tempo, dando cada vez mais espaço a uma longa carreira de compositor e solista. O segundo seguiu uma carreira mais espaventosa, incluindo incursões pelo cinema, mas cedo acabou na penumbra da carreira da sua mulher, a ex chica pop, Rocío Dúrcal. O casamento entre os dois, em 1970, foi, aliás, um evento com impacto.
Espanha - 17/06/1968: #04 Top Singles (28 semanas em lista)
1 comentário:
Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.
Enviar um comentário