quarta-feira, agosto 10, 2005

Guia hispânico (14)


Eduardo Delgado / Ángel del Pozo / José María del Río / Jaime Pérez - A vista de pájaro (2005)
Começo por reproduzir o texto do post que anteriormente escrevi sobre esta série:
"Trata-se de uma colecção de 18 cassetes com documentários sobre todas as províncias espanholas, vista de helicóptero. Foi realizado na segunda metade dos anos 80 pela RTVE e implicou a mobilização de vastos recursos humanos e materiais. Durante os anos 90 esses documentários foram exibidos na TVE 2 e na TVE Internacional, com o título A Vista de Pájaro, abrangendo cada capítulo uma província. Em 1999 foi feita esta edição em VHS. Ainda não há edição em DVD.
É um espantoso trabalho de produção e montagem e o seu resultado revela a que ponto de mestria pode chegar a aliança entre o amor às coisas próprias e a competência técnica. A própria Banda Sonora é original, da autoria de Jaime Pérez e... é magnífica. Diria que é uma das melhores formas de conhecer o país vizinho sem passar a fronteira. Tornou-se um clássico, na medida em que, pelo menos as televisões da Catalunha e do País Vasco já produziram um equivalente mais detalhado para o seu respectivo âmbito.
"
Pois sucede que a série acabou de ser editada em DVD, mais precisamente em 12 DVDs. Sublinhe-se o facto de se ter procedido a uma remasterização da imagem e do som, o qual, se não consegue operar milagres, nomeadamente, fazendo com que tivessem adquirido qualidades próprias de uma digitalização original, consegue uma notável melhoria em relação à imagem e som editados em VHS. Desnecessário parece-me, no entanto, ter-se acrescentado algumas (poucas) imagens actuais retiradas de uma série sobre turismo rural. Nem o espírito, nem o conteúdo concreto destas imagens vem a propósito... Mas é evidente que este pormenor é marginal e as melhorias técnicas decorrentes da remasterização constituem só por si uma mais valia preciosa.
Em relação ao post anterior quero salientar ainda algo. Um justo comentário aí colocado leva-me a reparar uma falta: a de não ter salientado a importância da narração/comentário. Este elemento é, de facto, crucial para a qualidade final desta série de referência. Quem o desempenha tão competentemente é José María del Río.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

9 comentários:

Anónimo disse...

Se habla muy bien de este Blog en el Foro de Getafe Liberal, y en los Foros de Vieiros, concretamente el de España siempre. Saludos.

Anónimo disse...

Tavarés, voçe é um gajo porreiro...¡ Muito obrigado...¡

Anónimo disse...

Voy a escribir una carta a Doña Esperanza Aguirre Gil de Biedma, Presidenta de la Comunidad de Madrid, para que sepa de la existencia de tan grato blog para España , como este del amigo Tavarés.Saludos.

Anónimo disse...

Amigo Tavarés : no se pierda las columnas que publica jueves, sábados y domingos el prestigioso periodista don José Luis Martín Prieto en el diario "El Mundo". Son bocato di cardinale...¡

Anónimo disse...

Un ilustre intelectual portugués Antonio Sardinha publicó el libro "La Alianza Peninsular", en el que propugnaba una mayor colaboración entre las dos naciones ibéricas. Confío que su blog está contribuyendo a un mayor conocimiento mutuo de dos naciones hermanas.Viva Portugal...¡ Viva España...¡

Anónimo disse...

Esta série "A vista de Pájaro" é um verdadeiro portento. Não perdia um episódio. Bela notícia, amigo Edmundo. Tem razão: a narração do José María del Rio é fundamental para o efeito total das imagens. Já sei o que pedir ao Pai Natal este ano :-)
p.s.: e como são os episódios de há 20 anos, deve ser engraçado comparar com a Espanha de hoje em dia, sobretudo nas cidades.

Anónimo disse...

Narración de Del Río = Emocionante

Anónimo disse...

Desde GetafeLiberal, una sincera y merecida enhorabuena por este blog claramente hispanófilo que nos brinda el Sr. Tavares.

Una gran serie de documentales, sí señor, esta de "A vista de pájaro"

Anónimo disse...

Post exitoso este, como el de Eurovision.