sexta-feira, maio 15, 2009

Mariachi y tequila (48)

click to comment
Paquita la del Barrio - Taco placero (2001)
A notoriedade de Paquita la del Barrio adveio da interpretação de temas cujas letras são um discurso de imprecações anti-machistas e de um certo desbragamento, parodiando tópicos sexuais. Há uma transfiguração para uma pose agressiva quando desata a cantar. E há ainda o estilo musical que sustenta discurso e pose, o qual oscila entre cabaret e mariachi, sempre em plano demodé. Uma boa parte destes temas são da autoria de Manuel Eduardo Toscano. Para além desta especialidade de autor, é de admitir que deve haver nas tradições populares mexicanas um rico campo inspirador para tão corrosivo "escárnio e maldizer"... Mas Paquita insere-se também numa linha popular mais convencional como demonstra a parte, de facto, dominante no seu repertório que é constituída por temas consagrados da música ranchera.
Este álbum inclui dois dos mais carismáticos temas da chancela de Manuel Eduardo Toscano - Taco placero e Rata de dos patas; ambos são, efectivamente, magníficos, em particular o segundo, que constitui um prodigioso desfiar de insultos soezes. Mas, sem perder de vista esta mais-valia, quem é conhecedor e apreciador da música ranchera valorizará também os temas convencionais. É o caso, por exemplo, do clássico
Paloma negra, interpretado com a contundência expressiva que lhe é peculiar. Paquita la del Barrio merece ser tomada a sério como grande intérprete da música ranchera. Este álbum é, enfim, mais um numa longa série que o comprova.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Paquita la del Barrio - Paloma negra in Taco placero (2001)

Sem comentários: