100 melhores canções
Foi publicada uma lista de 100 melhores canções em El País Semanal: Las 100 mejores canciones elegidas por 100 músicos hispanoamericanos. A introdução de Diego Manrique ajuda a compreender as incongruências e os descarados absurdos que a lista patenteia. Desde logo, apercebe-se a predominância, entre os inquiridos, de músicos pop/rock... Um exercício desta natureza gera sempre controvérsia. Contudo, exercita a selectividade e permite reflectir sobre o impacto de certas músicas. Seja como for, senti-me logo impelido a confeccionar a minha lista das 100 melhores canções. Foi duro. Muitas extraordinárias canções acabaram excluídas... A partir de certo ponto, dentro do conjunto pré-seleccionado, foi necessário recorrer a critérios objectivos... Os critérios objectivos como:
- limitar a três o numero de canções de cada artista (enfim, com uma excepção...);
- contemplar os géneros mais variados;
- privilegiar canções com maior repercussão pública.
Eis a minha lista, soberanamente pessoalíssima, sem ordenação valorativa, apenas por ordem alfabética de artista:
- limitar a três o numero de canções de cada artista (enfim, com uma excepção...);
- contemplar os géneros mais variados;
- privilegiar canções com maior repercussão pública.
Eis a minha lista, soberanamente pessoalíssima, sem ordenação valorativa, apenas por ordem alfabética de artista:
DANCING QUEEN | ABBA | 1976 |
COMO DOIS ANIMAIS | ALCEU VALENÇA | 1982 |
FADO DO CIÚME | AMÁLIA RODRIGUES | 1966 |
POVO QUE LAVAS NO RIO | AMÁLIA RODRIGUES | 1972 |
NO SÉ POR QUÉ TE QUIERO | ANA BELÉN / ANTONIO BANDERAS | 1997 |
TODA UNA VIDA | ANTONIO MACHIN | S/D |
ESTOU ALÉM | ANTÓNIO VARIAÇÕES | 1983 |
ESTA TARDE VI LLOVER | ARMANDO MANZANERO | 1967 |
SI ME FALTAS TÚ | ARMANDO MANZANERO | 1968 |
ADIÓS NONINO | ASTOR PIAZZOLLA | 1969 |
OBLIVION | ASTOR PIAZZOLLA | 1984 |
THE TIMES THEY ARE A CHANGING | BOB DYLAN | 1964 |
LIKE A ROLLING STONE | BOB DYLAN | 1965 |
LA LEYENDA DEL TIEMPO | CAMARÓN DE LA ISLA | 1979 |
COMO EL AGUA | CAMARÓN DE LA ISLA / PACO DE LUCÍA | 1981 |
PASODOBLE TORERO A GERALD BRENAN | CARLOS CANO | 1985 |
UM HOMEM NA CIDADE | CARLOS DO CARMO | 1977 |
VOLVER | CARLOS GARDEL | 1935 |
VARIAÇÕES EM RÉ MENOR | CARLOS PAREDES | 1967 |
LA BOHÈME | CHARLES AZNAVOUR | 1966 |
TATUAJE | CONCHA PIQUER | 1941 |
HAVE YOU EVER SEEN THE RAIN | CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL | 1971 |
LOVE IN PORTOFINO | DALIDA | 1959 |
MON MANÈGE A MOI | EDITH PIAF | 1958 |
ACONTECIÓ | EL PELE / VICENTE AMIGO | 2003 |
ÁGUAS DE MARÇO | ELIS REGINA / TOM JOBIM | 1974 |
INÚTIL PAISAGEM | ELIS REGINA / TOM JOBIM | 1974 |
NEW YORK, NEW YORK | FRANK SINATRA | 1980 |
CUATRO ROSAS | GABINETE CALIGARI | 1984 |
CARELESS WHISPER | GEORGE MICHAEL | 1983 |
SIN VOLUNTAD | GILBERTO SANTA ROSA | 1993 |
SAPORE DI SALE | GINO PAOLI | 1963 |
PRONÚNCIA DO NORTE | GNR / ISABEL SILVESTRE | 1992 |
FELICES HORAS | HÉCTOR LAVOE | 1976 |
PERIÓDICO DE AYER | HÉCTOR LAVOE | 1976 |
ESE HOMBRE | INDIA | 1994 |
BY THE TIME I GET TO PHOENIX | ISAAC HAYES | 1969 |
I STAND ACCUSED | ISAAC HAYES | 1970 |
THEME FROM "SHAFT" | ISAAC HAYES | 1971 |
NE ME QUITTES PAS | JACQUES BREL | 1959 |
MEDITERRÁNEO | JOAN MANUEL SERRAT | 1971 |
O EMBUÇADO | JOÃO FERREIRA-ROSA | S/D |
BÉSAME MUCHO | JOÃO GILBERTO | 1977 |
RETRATO EM BRANCO E PRÊTO | JOÃO GILBERTO | 1977 |
IMAGINE | JOHN LENNON | 1971 |
CANTO MOÇO | JOSÉ AFONSO | 1970 |
TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM | JOSÉ AFONSO | 1970 |
LA ESTRELLA DE JALISCO | JOSÉ ALFREDO JIMÉNEZ | 1971 |
SEND IN THE CLOWNS | JUDY COLLINS | 1975 |
SANTIMAIÑEKO FANDANGOA & IOAEOE | KEPA JUNKERA | 1998 |
POZO DEL DESEO | KETAMA | 1994 |
AUTOBAHN | KRAFTWERK | 1974 |
PURO TEATRO | LA LUPE | 1969 |
AVEC LE TEMPS | LÉO FERRÉ | 1970 |
SOY UN PERRO CALLEJERO (EN VIVO) | LOS CHUNGUITOS | 1988 |
FOI NA TRAVESSA DA PALHA | LUCÍLIA DO CARMO | 1958 |
ESPÍRITU SIN NOMBRE | MANZANITA | 1980 |
UN RAMITO DE VIOLETAS | MANZANITA | 1981 |
EU SEI QUE VOU TE AMAR | MARIA CREUZA / TOQUINHO / VINICIUS | 1970 |
MERCÉ | MARIA DEL MAR BONET | 1971 |
SA DES CAVALLER | MARIA DEL MAR BONET | 1979 |
GRANDE, GRANDE, GRANDE | MINA | 1971 |
L'IMPORTANTE È FINIRE | MINA | 1975 |
ANCORA, ANCORA, ANCORA | MINA | 1978 |
PAROLE, PAROLE | MINA / ALBERTO LUPO | 1972 |
TÚ, MI DELIRIO | MONCHO | S/D |
NATURE BOY | NAT KING COLE | 1963 |
NOCHES DE BOHEMIA | NAVAJITA PLATEÁ | 1998 |
LES CORNICHONS | NINO FERRER | 1966 |
PRIME ORE DEL MATTINO | ORNELLA VANONI | 1974 |
UN MONDO DI PIÙ | ORNELLA VANONI | 1974 |
GAVILÁN O PALOMA | PABLO ABRAIRA | 1977 |
CHIAMAMI ADESSO | PAOLO CONTE | 1992 |
ESCLAVE | PAPA WEMBA | 1988 |
EL FRACASO DE MI AMOR | PAQUITA LA DEL BARRIO | 1996 |
TRES VECES TE ENGAÑÉ | PAQUITA LA DEL BARRIO | S/D |
HABANERA DE LOS OJOS CERRADOS | PASIÓN VEGA | 2001 |
20º ANIVERSARIO (PALABRAS) | PATXI ANDIÓN | S/D |
REUNITED | PEACHES & HERB | 1978 |
'O SSAJE COMME FA' O CORE | PINO DANIELE | 1992 |
ESCUELA DE CALOR | RADIO FUTURA | 1984 |
AL VENT | RAIMON | 1966 |
QUANDO | ROBERTO CARLOS | 1967 |
DETALHES | ROBERTO CARLOS | 1971 |
AMIGO | ROBERTO CARLOS | 1977 |
SEVILLA | ROCÍO JURADO | 1991 |
PATRIA | RUBÉN BLADES / SON DEL SOLAR | 1988 |
CAMINANDO | RUBÉN BLADES / SON DEL SOLAR | 1991 |
DOLCE VITA | RYAN PARIS | 1983 |
A QUERER | SALMARINA | 1985 |
TRUE | SPANDAU BALLET | 1983 |
MOMENTS IN LOVE | THE ART OF NOISE | 1984 |
YESTERDAY | THE BEATLES | 1965 |
LET IT BE | THE BEATLES | 1970 |
(I CAN'T GET NO) SATISFACTION | THE ROLLING STONES | 1965 |
GET OFF OF MY CLOUD | THE ROLLING STONES | 1965 |
ALALA DAS MARIÑAS | UXÍA | 1995 |
MALDITA SEA | VICENTE FERNÁNDEZ | 1992 |
LOS DOS HERMANOS | VICENTE / ALEJANDRO FERNÁNDEZ | 2005 |
PEDRO NAVAJA | WILLIE COLÓN / RUBÉN BLADES | 1978 |
3 comentários:
Excelente lista!
Claro que é muito subjectiva, mas como ser objectivo em matéria de gosto musical?
Quando a considero excelente é precisamente porque, do ponto de vista subjectivo, me agrada e coincide talvez nuns 50% com as minhas próprias preferências.
Que incluiriam, por exemplo, Chico Buarque e Caetano Veloso, Luis Eduardo Aute (Al Alba), Luz Casal (Piensa em mi), para citar só "ocidentais". O Papa Wemba aparece muito isolado, num universo tão rico e com tão ilustres representantes. E o Médio Oriente? E a Índia?
Mas, repito: é uma excelente lista, feita com critério e bom gosto.
Não consigo, de repente, pensar numa lista tão extensa, mas parto da que é apresentada para o seguinte comentário:
Os gostos, musicais ou de outra ordem, são sempre subjectivos, porque são expressão de uma personalidade. Assim sendo, não há lugar para o "está certo" ou "está errado". Posso adiantar que numa lista minha jamais poria os Rolling Stones - é uma questão de pele:fazem-me urticária. Paciência!
Quanto aos demais alguns poria certamente e outros não colocando, não me chocam absolutamente nada. Numa lista minha poria, incondicionalmente:
Louis Armstrong (What a wonderful world);Frank Sinatra (Strangers in the night; Something stupid); Barbra Streisand (Speak low);Mercury/Caballé (How can I go on);Djavan (Oceano); Simone (Cristal);Queen (Innuendo); U2 (I still haven't found what I'm looking for);Chico Buarque (Quem te viu); Elvis Costello (She); Lisa Stansfield (So natural); Edith Piaf (La vie en rose); Moncho (Ningún como tu); Paulo Gonzo (Jardins Proibidos); Paulo de Carvalho (E depois do adeus); José Afonso (Grândola Vila Morena)Carlos do Carmo (Canoas no Tejo. Certamente haveriam outros, que de momento não me vêem à memória.
tc
Bonjorno, soyunperrocallejero.blogspot.com!
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