sexta-feira, maio 05, 2006

Imprensa (1)

El País - 30 Anos
Desde que me conheço que sou consumidor de jornais. Com o tempo tornei-me um consumidor quase compulsivo. Uma faceta deste meu gosto é o facto de, geralmente, ter o cuidado de comprar, ler (e guardar... para colecção, se for o único exemplar) o(s) diário(s) das cidades por onde passo.
Se há jornal que, para mim, ocupa um lugar especial é El País - símbolo, por excelência, da Espanha pós-franquista. Nem o facto de estar num quadrante ideológico que não é o meu, me retira a admiração por um projecto jornalístico de qualidade e de sucesso. Profissionalismo e know-how, tanto quanto, por exemplo, não se vêm na imprensa diária portuguesa. Ainda por cima, está longe de ser exemplo isolado no cenário espanhol. Sem referir o pujante mercado de diários regionais e locais, e cingindo-nos apenas aos de difusão estatal: El Mundo (Madrid), ABC (Madrid / Sevilla), La Razón (Madrid), La Vanguardia (Barcelona) e El Periódico (Barcelona). São todos, desde a sua perspectiva ideológica, produtos bem feitos e também, pode-se dizer, com carisma.
Pois sucede que El País faz agora 30 anos. Lembro-me bem do primeiro número que comprei, numa tabacaria do Rossio, tinha eu 19 anos - um dos primeiros números - creio que ainda não teria cumprido um mês de existência. Como foi crescendo, desde então... Entre os vários empreendimentos comemorativos, um avulta de forma grandiloquente: um suplemento comemorativo de 506 páginas, distribuido gratuitamente com a edição de 4 de Maio... Parabéns!

11 comentários:

Anónimo disse...

El ex director de El Pais, Juan Luis Cebrian, ha reconocido que en ese periodico se publicaron noticias falsas. El gran Jean François Revel (q.e.p.d.) no se fiaba del "diario independiente de la mañana"; yo tampoco. Ahora se dedica a "contraprogramar" las exclusivas documentadas de El Mundo sobre la mochila de Vallecas, el skoda fabia, la kangoo magica y la tarjeta del grupo MCC......Dato histórico: uno de los mayores promotores de El Pais fue don Manuel Fraga Iribarne......Conclusion: el Pais y el ABC (el ABC de Carcalejos, como dice el gran F. Jimenez Losantos) pierden lectores por un tubo, al igual que la cadena SER pierde escuchantes con Francino/Franzino.....Por de pronto ya ha prescindido de Fernando G. Delgado (A vivir que son dos dias) y de la tertuliana doña Pilar del Rio, esposa del "optimista" escritor luso Saramago (el preferido de Inhaki Gabilondo). Gabilondo se ha instalado en un edificio que llaman la Nave del Infierno, de Cuatro, en Tres cantos.....P.S. Los pescaderos y fruteros preferian El Pais al ABC para envolver el pescado y la fruta, al no llevar grapa....

Anónimo disse...

Cesado el director de El Periodico Antonio Franco

Anónimo disse...

El dia que dejé de leer El Pais (Jorge Riechmann)

Anónimo disse...

...Parabéns, mesmo!!! Grandes suplementos, grandes colunistas. Grande jornal!

Anónimo disse...

_Grandes columnistas: Javier Pradera, 1,90 centimetros

Anónimo disse...

Caríssimo anónimo: esse comentário só pode ser paranóia, ou lendo o que já escreveu, inveja. Deus castiga...

Anónimo disse...

....sin palo ni piedra.....(¿El divorcio del editor?)

Anónimo disse...

O presidente de Prisa (empresa editora de El País) e o verdadeiro poder em Espanha. É uma Máfia que tira e põe governos, mais poderosa do que os políticos. Jesús de Polanco é o sustentador dos socialistas, comparável a Berlusconi ou a Murdoch. Possue jornais, emissoras de rádio, televisões em Espanha, em Portugal e mesmo na América Latina. Foi um franquista transmutado em democrata quando o regime mudou.

Anónimo disse...

Acertado comentario de anonimo 12:59 pm; únicamente una matizacion, es Jesus Polanco, el "de" sobra.....

Anónimo disse...

Polancone

Anónimo disse...

Por ocasião dos 25 anos do EL PAIS Semanal (EPS), publicou-se um livro com os melhores artigos e reportagens do EPS. Espero que para estes 30 anos apareça uma iniciativa idêntica. Quem sabe não estarão lá, os melhores artigos de Félix de Azúa, Juan José Millás ou Rosa Montero.

tc