segunda-feira, maio 30, 2005

Mariachi y tequila (22)

Paquita la del Barrio / Banda La Costeña - Paquita la del Barrio con Tambora (1993)
Na carreira discográfica de Paquita la del Barrio distinguem-se três modalidades de orquestração, as quais chegam a ter gravações cujo título alude especificamente a cada uma. Assim, temos Paquita la del Barrio con mariachi, ...con sonora ou ...con tambora. Esta última modalidade tem um carácter irredutivelmente kitsh. A existência de bandas conhecidas como tamboras é um fenómeno genuinamente mexicano, especialmente popular nas zonas norteñas da costa do Pacífico. A que aqui acompanha a diva tem precisamente o nome de La Costeña e é do estado de Sinaloa.
A sonoridade das tamboras não dá para acreditar... É uma charanga tonitruante onde avultam espessos trombones e demais panóplia de metais pesados sobre um fundo compassado de bateria crua. É frequente os cantores populares mexicanos gravarem com tamboras - faz parte de um percurso mais ou menos estabelecido pela tradição. Portanto, Paquita não é inovadora ao fazê-lo. Porém, tendo em conta as suas características, pode-se dizer que a junção é explosiva. Aqui, estão presentes algumas das suas mais morbosas e carismáticas canções, de modo que este álbum se torna num invulgar monumento ao kitsh! Perfeito exemplo é o último tema, Escoria humana, onde são desferidos alguns dos mais soezes insultos com que se pode brindar, neste caso não um homem (como é o mais comum com Paquita), mas uma mulher. A mensagem é adequadamente enquadrada pelo ribombar de trombones.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

3 comentários:

Margarida V disse...

olá

adorei o blog porque sou uma paixonada pela musica cantada em espanhol venha ela de onde vier.
adoraria pôr o teu link no meu blog se te parece bem diz-me qualquer coisa.
fico á espera da tua visita.:)

|..| disse...

Viva! Fantástica, mas mesmo fantástica, esta Paquita del Barrio. Vou procurar mais, apetece-me até pô-la a tocar no Contra-indicado.

Chamo-lhe a atenção para isto: a TSF tem estado a passar um especial sobre o Quijote de Cervantes. Hoje de manhã falava-se da culinária de Cervantes.
Estão online a parte 3 e a parte 4) e hoje há um especial (integral? ) a partir das 19H. Tenta-se descobri qual era o tal lugar de la Mancha.. Ouça que vai gostar. Página do programa aqui
Abraço
JN
http://contra-indicado.blogspot.com/

Anónimo disse...

fnukad gifts tradimport negotiate converting throughout tradeshow proceeded waxman visits designees
lolikneri havaqatsu